Sobre o evento
CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO CPAN
HISTÓRICO
No ano de 2011 a união de um grupo de docentes e discentes do Campus do Pantanal (CPAN) da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), permitiu a realização do primeiro Congresso de Educação do CPAN (Campus do Pantanal) cujo foco voltou-se para os diálogos no campo da formação de professores. Articularam-se conferências, mesas de discussões, apresentação de trabalhos que discutiram o processo de formação que se dá nos encontros entre os diversos temas e debates da educação, desde a formação de ingressantes em cursos de licenciaturas, até a contínua formação aos profissionais docentes em diversos níveis e distintas instituições ou frentes de atuação profissional.
No ano de 2017 retomaram-se as ações com a realização do II Congresso de Educação do CPAN, ainda com a característica central de um evento acadêmico sobre formação de professores, que fez uma justa homenagem ao cinquentenário do Curso de Pedagogia do Campus do Pantanal em ação articulada ao Programa de Pós-Graduação em Educação do CPAN/UFMS, efetivando assim a I Semana Integrada de Graduação e Pós-graduação do campus. Neste encontro além de mesas e conferências, houve a inovação de apresentação de trabalhos em rodas de formação, possibilitando aos participantes – profissionais e acadêmicos – dialogarem e interagir mais diretamente com as pesquisas e relatos de experiência que foram apresentados.
No ano de 2018, na perspectiva de continuidade, realizou-se o III Congresso de Educação do CPAN – II Semana Integrada de Graduação e Pós-graduação, envolvendo investigadores no campo da educação e áreas afins, profissionais, acadêmicos e demais interessados no diálogo sobre a qualidade da educação e da formação docente diante da proposta governamental de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com o caráter de evento científico e acadêmico foi mantida a proposta de conferências, mesas e minicursos e fortalecida a iniciativa das Rodas de Formação como espaço importante no processo de compartilhamento de pesquisas, relatos de experiências de profissionais e acadêmicos envolvidos com as causas da educação e a produção de conhecimento científico. Atendendo a uma série de recomendações para que o evento se configurasse como nacional, essa terceira edição contou com o apoio da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped).
Buscando dar continuidade foi realizado em 2019 o IV Congresso de Educação do CPAN – III Semana Integrada de Graduação e Pós-graduação do CPAN, de abrangência nacional, teve como tema central ‘Interfaces da docência: olhares e movimentos da formação inicial de professores’. Nesta edição foram mantidas as atividades que conferem ao CECPAN o caráter de evento científico e acadêmico nacional, com conferências, mesas de debates, rodas de formação com a apresentação de pesquisas e de relatos de experiências envolvendo pesquisadores, bem como professores da Educação Básica. As reflexões suscitadas nesta edição partiram da premissa de que a formação de professores é um processo complexo que implica formulações e reformulações constantes de conhecimentos/saberes de ordem sócio-prática. Neste sentido, as discussões realizadas durante o evento tiveram como propósito a formação cultural, social, intelectual e política do professor; considerando este último, como ator competente, sujeito do conhecimento, capaz de engendrar uma prática social de intervenção abrangente. Desse modo, as mesas de debate articularam o diálogo com convidados da universidade Federal Fluminense (UFF); da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), bem como da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). A partir desta edição o período de realização foi alterado para bienal.
Com o cenário da pandemia em decorrência da Covid-2019 que assolou o mundo inteiro no período entre 2020 a 2022, a edição que estava prevista para 2021 não foi realizada.
Como forma de continuidade ao processo formativo do evento, em 2023 ocorrerá o V Congresso de Educação do CPAN – IV Semana Integrada de Graduação e Pós-graduação do CPAN e contará com as mesmas características do evento científico acadêmico, envolvendo mesas de debates, rodas de diálogos para a socialização de pesquisas e experiências em contextos escolares e não escolares. Essa quinta edição terá como tema central ‘educação social e formação docente: entre encontros e desencontros’, partindo da premissa de que estudiosos brasileiros das diversas áreas do conhecimento, notadamente, da área de Ciências Humanas e Sociais, tem se mobilizado para analisar e refletir a respeito dos processos formais e não formais da educação. Poucos temas são tão complexos, polêmicos e ricos em abordagens como a Educação; isto porque ela pode ser discutida de uma perspectiva ampla e filosófica, como estudada com base em exemplos concretos retirados das salas de aula. Dentro desta complexidade, destacamos a necessidade de discussão sobre a questão da formação do profissional docente; o conhecimento que é veiculado na escola e outros espaços educativos, bem como a construção desse conhecimento como um desafio para o desenvolvimento do trabalho docente.
Historicamente, no Brasil, a questão da formação dos professores foi alvo de investimentos significativos e de omissões de igual peso. Do reconhecimento da importância dos professores em qualquer projeto de melhoria da nação, ao “estranho” lugar hoje atribuído aos profissionais que, só no discurso, têm seu papel valorizado e reconhecem na prática as mais “violentas agruras da profissão docente” para o “exercício decente de sua profissão”, não se pode dizer que tenham faltado propostas. Podem-se, no entanto, reconhecer também as dificuldades com as quais se tem lidado ao buscar dar conta de formar profissionais críticos e com a simultânea esperança de que seja possível que estes proponham a inovação e sejam capazes de se organizar na defesa de ideais socialmente defensáveis.
Enfatizamos, portanto, nessa quinta edição, a formação de docentes reflexivos que concebam a educação como um fenômeno centrado no aluno; e, para que isso ocorra, torna-se indispensável à formação (inicial e continuada) de professores dentro de princípios que discutam, principalmente, as relações de cada sujeito com as diversas formas de saber. Desta forma, discutir questões como políticas públicas de educação, inclusão, gênero, diversidade cultural, práticas pedagógicas, dentre outras a serem contempladas no evento, se configura em temáticas importantes para o processo de formação inicial e continuada dos profissionais envolvidos com educação.
Esperamos que seja mais uma edição bem sucedida e que todos possam aproveitar esse espaço para troca e construção de muitos saberes.
Comissão Organizadora