Salas de Apresentação dos trabalhos

 

SESSÕES DE COMUNICAÇÃO ORAL – TRABALHOS COMPLETOS

Apresentação dia 01/06 (quinta-feira) – Das 13h às 17h

 

SESSÃO 1 – Mediadora: Aline de Novaes Conceição

Monitora: Larissa Francisca Delgado do Carmo

Link de acesso: meet.google.com/fbo-zptt-fzo

PROFESSORES COORDENADORES: AÇÕES EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Aline de Novaes Conceição. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

FERNANDO COSTA E A RELAÇÃO COM O ENSINO. Rodolfo de Oliveira Medeiros; Aline de Novaes Conceição; Rosane Michelli de Castro.  (UNESP) – Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília/S.  (UFMS)

O ENSINO DA GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ABORDAGENS E PRÁTICAS DOCENTES. Regina Gomes Barragan; Aline de Lima Rodrigues.  (UFRGS)

O ESTADO EDUCADOR E A BNCC: CONSIDERAÇÕES SOBRE AS ESTRATÉGIAS DO CAPITAL PARA A PRODUÇÃO DE HEGEMONIA. Fernanda Cristina Martins Martti; Ione da Silva Cunha Nogueira. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

DIVERSIDADE NA PEQUENA INFÂNCIA: A ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Ione da Silva Cunha Nogueira, Nicole Santana Pacheco. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

UMA ANÁLISE ACERCA DA TEMÁTICA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR, A PARTIR DA BIBLIOTECA ELETRÔNICA CIENTÍFICA ONLINE – SCIELO
Fernanda Galvão dos Anjos; Nájela Tavares Ujiie. Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – PPIFOR

APRENDER FAZENDO: PROJETO INTEGRADOR “CORUMBÁ NA PALMA NA MÃO”. Silvana do Valle Leone; Lucas Rondon de Lima; Edileusa Medeiros de Jesus. 1(UFMS). Faculdade da Anhanguera – Polo Tenir

 

 

SESSÃO 2 – Mediador: Valdeci Luiz Fontoura dos Santos

Monitora: Sonia Aparecida Bays
Link de acesso: meet.google.com/stp-whwn-pes

PROJETO CIDADANIA COM ALUNOS DO SOCIOEDUCATIVO: EDUCAÇÃO COMO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. Jussara Resende Costa Santos, Rafael Silva Oliveira; Francisca Edivânia Gadelha Dias. Universidade de Gurupi (UNIRG)

PRATICANDO GEOGRAFIA COM PROJETOS: UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO. Alexandre Lourenço, Vanusa Lorenzon; Aline de Lima Rodrigues. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

AS IMPLICAÇÕES DO TRANSPORTE ESCOLAR NA VIDA ESCOLAR DOS ESTUDANTES – UMA VISÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO DAS ESCOLAS DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE CORUMBÁ/MS. Joeci das Dores Gonçalves Sambrana. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

UM OLHAR PARA A ESCOLA EM TEMPOS DE PANDEMIA: SUA FUNÇÃO SOCIAL E DESAFIOS. Sonia Aparecida Bays; Márcia Regina do Nascimento Sambugari. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

PRÁTICA DE ENSINO DE METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS E MEIO AMBIENTE: ESTUDO COMPARATIVO 2021/2022. Andressa Bono Vicente; Nájela Tavares Ujiie. IC-Fundação Araucária. (UNESPAR) – Campus Paranavaí

O PROBLEMA DO ENSINO DE GRAMÁTICA DESCONTEXTUALIZADA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. Jéssica Cecília Rodrigues Leão, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

ENVELHECIMENTO DO CORPO: A VISÃO DOS/AS ACADÊMICOS/AS DE PEDAGOGIA. Maurenil Rosa da Silva Colino. (UFMS)

 

SESSÃO 3 – Mediadora: Márcia Regina do Nascimento Sambugari

Monitor: Leonardo Caamaño Natividade Silva

Link de acesso: meet.google.com/zxb-ktah-zzx

O PROGRAMA CONTA PRA MIM: UM OLHAR A PARTIR DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA. Daniela P. Nascimento Pires Cardoso; Márcia R. do Nascimento Sambugari. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

O REFLEXO DAS FÁBULAS DE MONTEIRO LOBATO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Carine Gabriela Duarte Souto; Márcia Regina do Nascimento Sambugari. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

EDUCAÇÃO NO CAMPO: PERCURSOS HISTÓRICOS NO PERÍODO COLONIAL. Dilson Vilalva Esquer; Márcia Regina do Nascimento Sambugari. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

LER, ESCREVER E CONTAR NO BRASIL NAS DÉCADAS DE 1930 A 1970: ALGUMAS REFLEXÕES. Andréa Maria do Espírito Santo; Márcia Regina do Nascimento Sambugari. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A CONSTRUÇÃO DE UMA PROBLEMÁTICA. Élvis Christian Madureira Ramos. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

PROJETO “MEU PRIMEIRO LIVRO”: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM UMA TURMA DE ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REME DE CORUMBÁ. Aline Cristine Androlage Mercado. Prefeitura Municipal de Corumbá

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) PARA O USO DAS MÍDIAS E TECNOLOGIAS NA ALFABETIZAÇÃO EM DISSERTAÇÕES E TESES. Leonardo Caamaño Natividade Silva. Márcia Regina do Nascimento Sambugari. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

 

SESSÃO 4 – Mediadora: Patrícia Teixeira Tavano

Monitora: Isadora Rodriguez Sambrana

Link de acesso: meet.google.com/hbf-bdyi-num

GOVERNAMENTALIDADE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: ESTADO DO CONHECIMENTO DE 2012 A 2022. Carlos Roberto de Oliveira Lima; Antônio Carlos do Nascimento Osório. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

A REVOGAÇÃO DO “NOVO ENSINO MÉDIO”: POR QUE NÃO É TÃO NOVO ASSIM? Ronny Machado de Moraes; Gabriela Machado Silva (UFMS)

A FORMAÇÃO MORAL EM KANT: UMA PROPOSTA DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL?. Jeane Cristina da Silva Oliveira de Souza. Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

NOTAS SOBRE A MERENDA ESCOLAR, EDUCAÇÃO ALIMENTAR NUTRICIONAL E ANTROPOMETRIA NO ÂMBITO DAS ESCOLAS. Fabiano Quadros Rückert; Nathalia Menezes de Oliveira Cobellas. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

IMPACTOS DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO TRABALHO DOCENTE: O QUE DIZ A TEORIA? Isadora Rodriguez Sambrana; Fabiano Antonio Santos. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

CENÁRIOS DA GESTÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL EM ESCOLAS DO CAMPO EM BELA VISTA – MS. Roseane Arce Romeiro. Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS À LUZ DA DECLARAÇÃO MUNDIAL SOBRE EDUCAÇÃO PARA TODOS. Maria Aparecida Dias de Moura, Fabiano Antonio dos Santos; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

 

SESSÃO 5 – Mediadora: Beatriz R. G. Xavier Flandoli

Monitor: Carlos Germano Gonçalves

Link de acesso: meet.google.com/zwu-xaeo-iqq

CASOS DE ENSINO E SABERES DOCENTES: REFLEXÕES NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ. Tácio Assis Barros, Camila Alberto Vicente de Oliveira; Isa Mara C. Scarlati Domingues. Universidade Federal de Jataí (UFJ)

HOMEM PODE?: AMOR MATERNO E OUTRAS INTERFERÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Hugo Augusto Turaça Leandro; Silvia Adriana Rodrigues. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS PARA O DESENVOLVIMENTO CULTURAL E FORMATIVO DE CRIANÇAS RIBEIRINHAS NA ILHA DO COMBÚ EM BELÉM DO PARÁ. Milena de Oliveira Sampaio. Universidade Federal do Pará (UFPA)

SABERES DOCENTES DE PROFESSORES GRADUADOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Lara Cassiano Pedreira Lopo; Amanda de Mattos Pereira Mano, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

FORMAÇÃO INICIAL E FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL – CAMPUS CORUMBÁ. Sandro Moura Santos; Márcia R. do Nascimento Sambugari; Sílvia Adriana Rodrigues. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

FORMAÇÃO CONTINUADA E COLABORATIVA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE E DISCUSSÃO EMERGENTE. Larissa Rodrigues da Silva; Nájela Tavares Ujiie. IC-Fundação Araucária. Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – Campus Paranavaí

RELAÇÕES DE GÊNERO E TRABALHO DOCENTE: TIOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Débora Ribeiro Da Costa. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

 

SESSÃO 6 – Mediadora: Rosimara Silva Correia

Monitora: Damiana da Costa Sanchez de Oliveira

Link de acesso: meet.google.com/zgz-obkj-eec

O VÍDEO NA PRÁTICA DIDÁTICA: O CASTELHANO ORIENTAL BOLIVIANO NAS LENDAS REGIONAIS. Elizandra Xavier Salvaterra; Suzana Vinicia Mancilla Barreda. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

PROGRAMA PARA O CULTIVO DE CAPACIDADES SUPERIORES (PROCUCAS): O PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DE ESTUDANTES. Gilmar de Lima Galvão; Mariana Patricia Soares de Oliveira; Bárbara Amaral Martins. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

 ATENDIMENTO AOS ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL  NA PANDEMIA DE COVID 19, EM CORUMBÁ,MS. Damiana da Costa Sanchez de Oliveira. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

BIBLIOTERAPIA COMO INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA: RESGATE DA LEITURA E DA EXPRESSÃO DE EMOÇÕES COM JOVENS E ADOLESCENTES. Larissa Knauf Alves; Joanna de Moraes Domingues; Lays Gabriela Anselmo Pereira. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

PRÁTICAS DE LITERATURA POR MEIO DO CONTO INFANTIL BOLIVIANO A KANTUTA TRICOLOR. Tarissa Marques Rodrigues dos Santos; Mariana Vaca Conde. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

LETRAMENTO LITERÁRIO: ORALIDADE, ESCRITA E LEITURA NO ENSINO REMOTO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CORUMBÁ. Tarissa Marques Rodrigues dos Santos; Soraia da Silva Moraes; Maria do Carmo Provenzano de Arruda Brum. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO PERÍODO DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS. Alessandra Pereira Gonçalves Quirino; Ana Maria de Vasconcelos Silva. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

 

SESSÃO 7 – Mediador: Alexandre Cougo de Cougo

Monitora: Enmilly da Costa Coffaci

Link de acesso: meet.google.com/uiz-smcx-txn

SER MULHER NEGRA NO COTIDIANO ESCOLAR: NARRATIVAS, MEMÓRIAS E PERCURSOS. Damiana Camila Vilalva França; Raquel Mombelli. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

SER PROFESSOR(A) DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL. Sérgio Guilherme Ibañez; Sílvia Adriana Rodrigues; Márcia R. do Nascimento Sambugari. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA DA MINHA ALFABETIZAÇÃO, FORMAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Marta Janice da Silva Rodrigues. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

MATERIAIS DIDÁTICOS PARA ALFABETIZAÇÃO NAS ESCOLAS INDÍGENAS DA CIDADE DE DOURADOS – MS. Rafaela Bayerl de Lima; Marta Coelho Castro Troquez. Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

MIGRANTE INTERNACIONAL NAS PESQUISAS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM MATO GROSSO DO SUL. Edgar da Silva Queiros; Celeida Maria de Costa Souza e Silva. Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

A ETNO-HISTÓRIA E O QUESTIONAMENTO DO CONCEITO DE ACULTURAÇÃO: APORTES PARA UMA NOVA PERSPECTIVA SOBRE A CULTURA INDÍGENA NO ENSINO DE HISTÓRIA. Nathalia Claro Moreira. Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
 

SESSÃO 8 – Mediadora: Caroline Elizabel Blaszko

Monitora: Larissa Taynara dos Santos Brandão

Link de acesso: meet.google.com/wfv-asxr-osn

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. Larissa Taynara dos Santos Brandão; Daiane Bogado Pereira da Silva; Bárbara Amaral Martins. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

PROGRAMA DE EXTENSÃO “PROCUCAS”: UMA PROPOSTA DE ENRIQUECIMENTO EXTRACURRICULAR AO PÚBLICO ESTUDANTIL COM INDICADORES DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. Jeanny Monteiro Urquiza; Francisca Dias Duarte Sabljak; Bárbara Amaral Martins. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

O PRINCÍPIO ESTÉTICO NA VIVÊNCIA QUE DIALOGA COM OS PROCESSOS IMAGINATIVOS DE CRIAÇÃO NA PRÉ-ESCOLA. Maria Franciane Bezerra de Oliveira; Yasmin Oliveira Cabral. Prefeitura Municipal de Corumbá

ARTE E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA EM JOHN DEWEY. Silmara Cristina Nery de Freitas Balancieri; Erika Natacha Fernandes de Andrade. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

TABUADA PITAGÓRICA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO UMA FORMA DIVERSIFICADA DE ENSINAR MATEMÁTICA NAS SÉRIES FINAIS. Josimar Justiniano Rodrigues. Prefeitura Municipal de Corumbá

O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DOS PROFESSORES ESPECIALISTAS NA ÁREA: REFLEXÕES POSSÍVEIS. Caroline de Oliveira Rocha. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

 

SESSÃO 9 – Mediadora: Flávia Wegrzyn Magrinelli Martinez

Monitora: Larisssa Mosciaro Faria

Link de acesso: meet.google.com/pcx-sgew-umm

ASPECTOS HISTÓRICOS EM PESQUISAS DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DOCENTE NO MATO GROSSO DO SUL, SÉCULO XX. Viviane Cristina Ribeiro Fardim; Amanda de Mattos Pereira Mano. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

 OS CAMINHOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES. Geruza Soares de Souza Papa. Prefeitura Municipal de Corumbá

ENTRE RIOS, TAPETES E INTENÇÕES EDUCATIVAS: A NARRATIVA DE UMA PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO EM COMUNIDADE RIBEIRINHA NO PERÍODO PANDÊMICO. Tatiane Zabala Gomes; Julio César Flores Franco. Prefeitura Municipal de Corumbá – Instituto Acaia. Prefeitura Municipal de Miranda

TRIBUNA VERSUS BRASIL MULHER: UM ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DAS MULHERES NA SOCIEDADE BRASILEIRA (1950-1980). Larissa Mosciaro Faria; Nathalia Monseff Junqueira. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

PERCEPÇÃO DA LEI 10.639/03, POR PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE CORUMBÁ-MS. Rosiane Ruth De Almeida Albuquerque. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

INGRESSO DE PESSOAS NEGRAS NA MAGISTRATURA BRASILEIRA: A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E EFETIVIDADE DA LEGISLAÇÃO DE COTAS. Fabiana Corrêa Garcia Pereira de Oliveira; Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

 

SESSÃO 10 – Mediadora: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar

Monitora: Jaqueline Zanotti Dalmonech

Link de acesso: meet.google.com/ifk-bkbd-pwy

EDUCAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO–CULTURAL DE VIGOTSKY. Jaqueline Zanotti Dalmonech. Andressa Santos Rebelo. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

EDUCAÇÃO ESPECIAL DO CAMPO NO BRASIL E DESAFIOS: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Ozeias de Lima Soares. Bárbara Amaral Martins. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO ESCOLAR NA PANDEMIA E SEUS EFEITOS PARA A APRENDIZAGEM NA PÓS-PANDEMIA A PARTIR DA PERSPECTIVA INCLUSIVA. Shirley de Oliveira Ramalho; Barbara Amaral Martins. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

O ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Débora Ruschel; Aline de Lima Rodrigues.  (UFRGS)

A RELAÇÃO DA OFERTA DE TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO PARA TRADUTORES INTÉRPRETES DE LIBRAS E UMA MELHOR ACESSIBILIDADE LINGUÍSTICA PARA DOCENTES E DISCENTES SURDOS EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS. Leonardo Ribeiro de Barros. Instituto Federal do Ceará

OS LIVROS PARA A INFÂNCIA: FERRAMENTAS EDUCATIVAS PARA EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE E DE ENFRENTAMENTO À PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS. Francisca Alves da Silva Stefanelli; Constantina Xavier Filha. Rede Municipal de Corumbá-MS. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

 

SESSÃO 11 – Mediadora: Analigia Miranda da Silva

Monitora: Aurilucia Araújo Galeno

Link de acesso: meet.google.com/zzt-npua-tur

TECNOLOGIAS DIGITAIS ALFABETIZAÇÃO E INCLUSÃO ESCOLAR RELATO DE EXPERIÊNCIA. Aurilucia Araújo Galeno; Andressa Santos Rebelo. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

O LABORATÓRIO DE ENSINO E PESQUISA EM TECNOLOGIA ASSISTIVA (LEPTA) ENQUANTO UM AMBIENTE POLISSÊMICO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM E A CAPACITAÇÃO ATIVA DE PROFISSIONAIS E ACADÊMICOS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO E DA SAÚDE. Giovana Amaral Umar; Jucélia Linhares Granemann de Medeiros. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

 DESENHO UNIVERSAL E ELABORAÇÃO DE TECNOLOGIAS – DESENVOLVIMENTO DE BANCO DE DADOS DE OBJETOS DIGITAIS DE AUDIODESCRIÇÃO SEGUNDO O PRINCÍPIO DO DESENHO UNIVERSAL. Emerson Brandão da Silva. Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

REALIDADE VIRTUAL PARA O ENSINO DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA. Édna Leandro da Silva; Enzo Araujo Pôrto. IFMS – Campus de Campo Grande

CIÊNCIAS ATRAVÉS DAS IMAGENS EM MOVIMENTO: REFLEXÕES SOBRE O AUDIOVISUAL NA EDUCAÇÃO E SUAS POTÊNCIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Giovana Amaral Umar; João Gabriel Pelosi Pereira; Dinah Vitória dos Santos Madruga. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

 A GENEALOGIA DO PODER NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR. Sarah da Silva Corrêa Lima; Marcelo Victor da Rosa. (UFMS)