ANAIS – CONGRESSO 2025

VOLUME 5

2025

Novembro

Anais do VI Congresso de Educação do CPAN – V Semana Integrada de Graduação e Pós-Graduação do CPAN

ISSN – 2596-2531

Periodicidade da publicação: Bienal

Idioma: Português

Abrangência: Nacional

Como citar: SOBRENOME, Nome do autor(a) do artigo ou do resumo expandido. Título do artigo ou do resumo expandido. In: CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO CPAN, 6, SEMANA INTEGRADA DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DO CPAN, 5. Diversidade na educação: desafios e perspectivas para a formação docente. Anais […] Corumbá, MS: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, v. 5, 2025. Disponível em: ………… Acesso em: dia mês ano. 

 

A revisão textual é de responsabilidade do(a) autor(a).

 

Artigos Completos 

A ESCUTA E O JOGO SIMBÓLICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.  Carolina Leal de Camargo (Reme/Corumbá-MS); José Augusto Albuquerque Rabelo (UFMS/CPAN); Maria Aparecida Dias de Moura (UFMS/CPAN); Maria do Carmo Provenzano de Arruda Brum (UFMS/CPAN)

ENSINO PRIMÁRIO EM ANGOLA: ARTICULAÇÃO ENTRE O CURRÍCULO ESCOLAR E A REALIDADE SOCIOCULTURAL DAS ZONAS RURAIS. Sousa da Silva Sobrinho (UFMS); José Jaime Satambola (UFPA); Suraya Roberto Filho (UFES); Antónia Maria Sobrinho Neto (UEMA)

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E ANALFABETISMO FUNCIONAL NO CENTRO DO CAPITALISMO.  Pedro Klein Garcia (UFMS)

O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA À LUZ DA BNCC NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL. Gilson Lima Domingos (IFMS); Heloise Fernandes de Carvalho (IFMS)

REFLEXÃO TEÓRICA SOBRE LETRAMENTOS E MULTILETRAMENTOS NO CONTEXTO ESCOLARMachava Aliante Xavier (UFMS); Luís Rachide Mamo (UR)

FORMAÇÃO DOCENTE PARA O LIVRE BRINCAR SENSÍVEL DESTINADO AS CRIANÇAS. Amanda Queiroz Rocha (UFMS/CPNV); Larissa Waysh Trein Montiel (UFMS/CPNV)

MEMÓRIAS, EXPERIÊNCIAS E SIGNIFICADOS: O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE DO EDUCADOR INFANTIL E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM A NATUREZA. Camila de Arruda Rocha (FURG)

AFETIVIDADE E RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM TRABALHO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICAAlexander Michael Campos Ferreira (UFMS/CPAN); Sílvia Adriana Rodrigues (UFMS/CPTL/CPAN)

UM OLHAR CRÍTICO SOBRE A BNCC E AS DCNEI: A INFÂNCIA EVIDENCIADA. Felipe de Lima Silva (UFMS/CPAN); Eliane Ceri Assis Santana (UFMS/CPAN)

INTERCULTURALIDADE CRÍTICA, COLONIALIDADE DO PODER:  A PRÁXIS EPISTÊMICA DO CURRÍCULO DECOLONIAL INDÍGENA E AFRICANO. Octávio Bengui José Hinda (UEA); Jussara Garcez Barreto (UEA); Neymia Oliveira Mello (UEA); Iranildo da Costa Barbosa (UEA)

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS ANTIRRACISTAS E OS DIREITOS HUMANOS. Juliano Boettge Peres (FURG); Alana das Neves Pedruzzi  (FURG)

PANORAMA DAS PRODUÇÕES DE TESES E DISSERTAÇÕES QUE VERSAM SOBRE HISTÓRIAS DE VIDA EM INTERFACE COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL – DUAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XXI. Jessica Mariana Barbosa Pereira (UFMS/CPAN); Alexandre Cougo de Cougo (UFMS/CPAN)

NOTAS SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A REPRODUÇÃO SOCIAL: REFLEXÕES SOBRE A VIVÊNCIA SAPATÃOSophia Hiriart Porto Alegre (FURG); Tamires Lopes Podewils (FURG)

POR QUE EU ACHO ESTRANHO? CONVENÇÕES SÓCIO-HISTÓRICAS PARA A AUSÊNCIA DO HOMEM COMO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTILHugo Augusto Turaça Leandro (UFMS/CPAN); Sílvia Adriana Rodrigues (UFMS/CPTL/CPAN)

O GÊNERO CONSTRUÍDO: UMA REFLEXÃO SOBRE ESTEREÓTIPOS E ASSIMETRIA SIMBÓLICA Luryan Silva Fernandez (UFMS/CPAN); Josiane Peres Gonçalves (UFMS/CPAN)

EDUCAÇÃO E DESOBEDIÊNCIA: REFLEXÕES DECOLONIAIS SOBRE MASCULINIDADES E PODERKassia Ramilli Czarneki (UNICENTRO); Angela Maria Moura Costa (UNICENTRO)

BRINCRIAR: VAMOS ACRIANÇAR NO DESCONSTRUIR DO BRINCARVanessa Soares dos Santos (Reme-Corumbá)

A DIMENSÃO LÚDICA DOS JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES(AS) ALFABETIZADORES(AS): UM ESTUDO DE REVISÃOBrunna Maria Barôa de Oliveira (UFMS/CPAN); Crislayne Danielly Machado de Pinho (UFMS/CPAN); Márcia Regina do Nascimento Sambugari (UFMS/CPAN)

A BONECA BARBIE: DIÁLOGO E REFLEXÃO PARA ALÉM DO BRINQUEDOMaria Franciane Bezerra de Oliveira (UFMS); Yasmin Oliveira Cabral (UFMS); Regina Coelho Nogueira de Melo (UFMS)

FRONTEIRAS DO BRINCAR: DESAFIOS DA LUDICIDADE NAS AULAS DE ALFABETIZAÇÃO NA REDE MUNICIPAL DE CORUMBÁ-MSRaiane Aparecida Furtado da Silva (UFMS/CPAN); Tarissa Marques Rodrigues dos Santos (UFMS/CPAN)

O LETRAMENTO LITERÁRIO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ALFABETIZAÇÃO: REFLEXÕES A PARTIR DE CHAPEUZINHO E O LEÃO FAMINTOTarissa Marques Rodrigues dos Santos (UFMS/CPAN)

PROJETO DE MONITORIAS NO IFSUL – CÂMPUS SAPUCAIA DO SUL: UMA ANÁLISE A PARTIR DE COLETA DE DADOS E RELATOS DE MONITORES. Fabiana Centeno Fagundes (IFSul); Vanessa Logue Dias (IFSul); Erika Ricardo da Silva (UFRGS)

CRIANDO PAÍSES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ADOLESCENTES SOBRE FRONTEIRAS E MIGRAÇÕES EM CORUMBÁ-MS. Aline do Carmo Souza Portugal (UFMS)

ENTRE O CONCEITO E A PRÁTICA: O USO DO TERMO FORMAÇÃO EM SERVIÇO NA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE MUNICIPAL DE CORUMBÁ/MS. Alexsia Renata Banegas dos Santos da Silva (UFMS/CPAN); Andreliza Cristina de Souza (UFMS/CPAN)

EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA PARAENSE: DIVERSIDADE CULTURAL E FORMAÇÃO DOCENTE. Jefferson Luis da Silva Cardoso (UFRA); Christian Douglas Oliveira Araújo (UFPA)

BOLETINS DE OCORRÊNCIA COMO FONTES DE PESQUISA: UM PANORAMA DA VIOLÊNCIA ESCOLAR EM CORUMBÁ-MS. Jéssica Cecília Rodrigues Leão (UFMS/CPAN); Fabiano Quadros Rückert (UFMS/CPAN)

OS JOGOS NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS EM CONTEXTOS DE VULNERABILIDADE SOCIAL: UM ESTUDO DE REVISÃOLuanny Trindade Florentino ((UFMS/CPAN); Suzane Ferreira Ossuma Souza (UFMS/CPAN); Márcia Regina do Nascimento Sambugari (UFMS/CPAN)

A ATUAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES E NÃO ESCOLARES NA INSERÇÃO EDUCACIONAL E SOCIAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM CONDIÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIALFernando Henrique Melgar (UFMS)

MARCADORES DA DIFERENÇA COMO DISPOSITIVOS DE APRENDIZAGEM: UM RELATO DO NENPRener de Melo Helena (UFMS/Faed); Adriana Cristiane Lopes Lino (UFMS/Faed); Marcelo Victor da Rosa (UFMS/Faed)

A ADAPTAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DE UMA ESCOLA MAIS INCLUSIVAPriscila Luiza Montenegro Moreira (EBWU); Cecília Mitsue Harada Tsutsui (EBWU)

EDUCAÇÃO PRISIONAL: DESAFIOS, INCLUSÃO E CONTEXTOS SOCIAISArilson Campos Rojas (UFMS); Jucélia Linhares Granemann (UFMS); Francislê Neri de Souza (UNASP-EC)

REFLEXÕES SOBRE A ALFABETIZAÇÃO EM CONTEXTOS DE DIVERSIDADE DE LÍNGUAS EM CORUMBÁ-MSSonia Aparecida Bays (Reme-Corumbá); Elisa de Fátima Nascimento Jatobá  (UFMS/CPAN)
Dalete de Souza Salles Borges (UFMS/CPAN)

REFLEXÕES TEÓRICO-PRÁTICAS ACERCA DO USO DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA A PROMOÇÃO DA ATITUDE LEITORA, UMA PESQUISA NO CONTEXTO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA CAPESPaloma Aparecida Garin Ojeda (UNIVAG); Nadine Carlos Damaceno (UNIVAG); Carla Melissa Klock Scalzitti  (UFPel)

EDUCAÇÃO, MULTILINGUISMO E MIGRAÇÃO EM FOZ DO IGUAÇU: UM PANORAMA BIBLIOGRÁFICO SOBRE A EDUCAÇÃO BÁSICA ANOS INICIAIS (2017–2025)Bruna Rafaela Tomé Saadaoui (UNIOESTE); Jorgelina Ivana Tallei (UNILA)

COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E RESPONSABILIDADE: INTERFACES E PRÁTICASThaiane Firmino da Silva (UFMS)

O QUE A EMENTA NÃO DIZ: A FORMAÇÃO PARA A CULTURA DIGITAL A PARTIR DAS NARRATIVAS DE PROFESSORASJefferson Ribeiro da Silva (UFMS)

TECNOLOGIAS ASSISTIVAS INTEGRADAS À INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ESCOPO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS VOLTADAS AOS ESTUDANTES COM PARALISIA CEREBRAL. Thaiane Firmino da Silva (UFMS)

LUDICIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL E O PAPEL ATIVO DO ALUNOCristina Rosalina Bastos de Oliveira Mendes (UFMS/CPAN); Letícia Arruda de Souza (UFMS/CPAN); Dílson Vilalva Esquer (UFMS/ CPAN)

TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: ANÁLISE DA RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 4/2024Rafaela Camilly Neves de Oliveira (UFMS); Analígia Miranda da Silva (UFMS)

EXPRESSÃO ARTÍSTICA E SUBJETIVIDADE: CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTILMaria Eduarda Roberti (UNIOESTE); Monica Augusta Mombelli (UNILA)

FORMAÇÃO CONTINUADA E O CHÃO DA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTEMarcia Ramires de Arruda (UFMS/CPAN)

CATEGORIA DO TEMPO EM “LEMBRANÇA” DE LUIZ VILELA: ANÁLISE DA CONDENSAÇÃO E DA MEMÓRIA EXISTENCIAL. Juliano de Mesquita Pinheiro (UFMS); Juliane Regina de Souza Pereira (UFMS)

EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E SENSIBILIDADE: REFLEXÕES SOBRE O PERTENCIMENTO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Karina Ferreira (UFMS/CPNV); Erika Natacha Fernandes de Andrade (UFMS/CPNV)

GEOGRAFIA DA INFÂNCIA E ENSINO NOS ANOS INICIAIS: CAMINHOS PARA UMA GEOALFABETIZAÇÃO CRÍTICALylianne Chaparro Magalhães Souza (UFMS/CPAN); Samuel da Silva Souza (UFMS/CPAN)

INFÂNCIA, TEMPO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DE AMBIENTES NA EDUCAÇÃO INFANTILPâmela Saraiva Rios (FURG); Emerson Veiga Pinheiro Freitas (FURG); Paulo Roberto Serpa (UNIVALI); Narjara Mendes Garcia (FURG)

A REFORMA NEOLIBERAL DA EDUCAÇÃO PAULISTA DURANTE A GESTÃO PSDB ATRAVÉS DAS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃOBruna Juliane Queiroz Tome (UNESP/FFC)

ACCOUNTABILITY E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO: LEVANTAMENTO DE PESQUISAS NO BRASILNathalia Soares Fontes (UFMS/CPAN); Cristielly Campos da Silva (UFMS/CPAN); Isadora Rodriguez Sambrana (UFMS/CPAN); Maria Aparecida de Moura (UFMS/CPAN);

AVALIAÇÕES EXTERNAS EM MATO GROSSO DO SUL: O QUE DIZ A TEORIA? Isadora Rodriguez Sambrana (UFMS/CPAN); Cristielly Campos da Silva (UFMS/CPAN); Maria Aparecida de Moura (UFMS/CPAN); Nathalia Soares Fontes (UFMS/CPAN);

INDÍCIOS DE AFETO E ESTILO EM CARTAS E BILHETES ENDEREÇADAS ÀS PROFESSORAS POR CRIANÇAS EM PROCESSO INICIAL DE ALFABETIZAÇÃOWelessandra Aparecida Benfica(UEMG); Victória Wilson (UERJ)

FORMAÇÃO DOCENTE NO ÂMBITO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVARita de Cássia Galvão Pavan (UFF); Valdelúcia Alves da Costa (UFF)

ENSAIO TEÓRICO – A INCLUSÃO EDUCACIONAL SOB A ÓTICA DA MIGRAÇÃO: DIÁLOGOS ENTRE, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOSAmélia Ernesto Tocova (UFMS/CPAN); Kariny A. Delgado Trovo (UFMS/CPAN);

ASPECTOS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM UMA REGIÃO DE FRONTEIRA BRASIL – BOLÍVIADamiana C. Sanches Oliveira (UFMS/CPAN); Kariny A. Delgado Trovo (UFMS/CPAN)

CONCEPÇÕES DE FAMILIARES SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PANDEMIAJacyara Kooper da Costa (UFMS/CPAN); Bárbara Amaral Martins (UFMS/CPTL/CPAN)

ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: TEMA VISÍVEL NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA? Jeanny Monteiro Urquiza (UFSCar); Paulo Roberto de Jesus Silva (UFScar/UFMA); Rosemeire de Araújo Rangni (UFSCar)

VOZES DOCENTES NO AEE: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS EM LADÁRIO-MSFlavinês Rebolo (UCDB); Luciane de Jesus Velasquez (UCDB)

COLABORAÇÃO INTERNACIONAL E MOBILIDADE ACADÊMICA COMO VETORES DE IMPACTO PARA A EDUCAÇÃO ESPECIALThaiane Firmino da Silva (UFMS)

TRAJETÓRIAS DO DIREITO À EDUCAÇÃO BÁSICA PARA PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECÍFICAS EM MOÇAMBIQUEFelício Agostinho (UFMS/CPAN); Machava Aliante Xavier (UFMS/CPTL); Amélia Ernesto Tocova (UFMS/CPAN)

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PNAIC: ASPECTOS HISTÓRICOS DA ESTANDADIZAÇÃO DOS MATERIAIS PEDAGÓGICOS. Crisley Monteiro Olarte (UFMS/CPAN); Isabella Fernanda Ferreira (UFMS/CPAN)

PRÁTICAS DE LEITURA NA INTERFACE COM A EDUCAÇÃO SOCIAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICABárbara Vitória Alvarez Miranda (UFMS/CPAN); Márcia Regina do Nascimento Sambugari UFMS/CPAN)

A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM BRAILLEJosé Júnior Pereira Araújo (Sed/AC); Ketlen Cristina dos Santos Oliveira Menezes (Sedu/AC); Sirley Gonçalves de Rezende (UFAC)

RELATO DE EXPERIÊNCIA: DO DIÁRIO DE BORDO AO FILME-CARTA – ATIVIDADES DE ENSINO -APRENDIZAGEM MEDIADAS POR TIC PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITALílian de Souza Cavalcante (SME/RJ)

EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE COMO FERRAMENTA PARA A PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇASFrancisca Alves da Silva Stefanelli (UFMS/CPAN); Cláudia Araújo de Lima (UFMS/CPAN)

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM CONTEXTOS FRONTEIRIÇOS: PERSPECTIVAS E PRÁTICASJessiane Castello Rondon (UFMS/CPAN); Patricia Teixeira Tavano (UFMS/CPAN)

DIVERSIDADE NA ESCOLA E OS NÃO AVALIADOS: DESAFIOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA FRENTE À INCLUSÃO EDUCACIONALCristielly Campos da Silva (UFMS); Isadora Rodriguez Sambrana (UFMS); Nathalia Soares Fontes (UFMS); Maria Aparecida de Moura (UFMS)

DIVERSIDADE RACIAL NA ESCOLA: EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL, RACISMO E SUBJETIVIDADE DO ALUNO NEGROJanaína Martins de Carvalho (UFMS)

OPRESSÕES ESTRUTURAIS E EDUCAÇÃO: UM OLHAR INTERSECCIONAL SOBRE DESIGUALDADES. Milena dos Santos Pereira (UNICENTRO-PR); Angela Maria Moura Costa (UNICENTRO-PR)

ENTRE RESISTÊNCIA E TRANSFORMAÇÃO: AS INTERAÇÕES NO ESPAÇO DA SALA DE AULA. Núbia Ketyllen Zeferino (UFMS/CPAN)

O FAZER DOCENTE NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR DE APOIO E OS DESAFIOS DA ESCOLALiziane Helena Garcia da Silva Alves (Reme-Corumbá)

A UNIVERSIDADE BRASILEIRA NA COLÔNIA E NO PERÍODO IMPERIAL: UMA REFLEXÃO SOBRE O PROCESSO DA CONSTRUÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL E SEUS ECOS NO ENSINO SUPERIOR DO SÉCULO XXILucas de Carvalho Pelegrino (UEMS)

A INTERNACIONALIZAÇÃO NA UFMS – A REALIDADE DE UMA IES FRONTEIRIÇA NO CONTEXTO DA GEOPOLÍTICA DO CONHECIMENTOAnne Torrecilha (UFMS)

EDUCAÇÃO BÁSICA NA GUINÉ-BISSAU: UMA ANÁLISE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA GUINEENSEAmison Nanque (UFMS/CPTL)

SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM TURISMO: UMA ANÁLISE CURRICULAR. Thaiane Firmino da Silva (UFMS)

O PRODESC E AS DISPUTAS SIMBÓLICAS NO CAMPO ESCOLAR: APROXIMAÇÕES COM A TEORIA DE PIERRE BOURDIEURenan Marques Varela (UFMS); Philipe Rocha de Camargo (UFMS)

TEORIA CRÍTICA, ESPORTE EDUCACIONAL, MÍDIA: PERSPECTIVAS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES SOB A ÉGIDE DO CASO DOS PROJETOS SOCIAIS DA APEFC DE CORUMBÁ. Thays Gomes Mendonça (UFMS/CPAN); Isabella Fernanda Ferreira (UFMS/CPAN)

EDUCAÇÃO SUPERIOR EM GESTÃO DESPORTIVA E DE LAZER: O LUGAR DA COMUNICAÇÃO NO CURRÍCULOThaiane Firmino da Silva (UFMS)

COMPROMISSO NACIONAL CRIANÇA ALFABETIZADA: LEEI: LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTILSonia de Fátima Leal de Abreu (UEMS)

FORMAÇÃO DOCENTE PARA INFÂNCIA: PRÁTICAS REFLEXIVAS E DE ESCUTA EM RESPEITO À CULTURA DA CRIANÇAGeruza Soares de Souza Papa Rodrigues (Reme-Corumbá)

O ENTENDIMENTO SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PRÁTICAS, PERCEPÇÕES E DESENVOLVIMENTO SOCIOAMBIENTAL. Emerson Veiga Pinheiro Freitas – (PPGEA-FURG); Pâmela Saraiva Rios – (PPGEA-FURG); Priscila Machado Graça – (PPGEA-FURG); Narjara Mendes Garcia – (PPGEA-FURG)

CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES SURDAS EM CONTEXTO TRANSFRONTEIRIÇO: ANÁLISE DAS NORMAS EDUCACIONAIS DE BRASIL E BOLÍVIANaicy Florêncio Rosa Neves (UFMS/CPAN); Lylianne Chaparro Magalhães Souza (UFMS/CPAN); Samuel da Silva Souza (UFMS/CPAN); Marcos Roberto Alencar da Silva (UFMS/CPAN)

NARRATIVAS SOBRE A EDUCAÇÃO SOCIAL A PARTIR DE VIVÊNCIAS FORMATIVAS DE UMA MENTE NEURODIVERGENTE. Gabriela Camargo da Silva Oliveira (UFMS/CPAN); Bárbara Amaral Martins (UFMS/CPTL/CPAN)

LINGUAGEM E PRATICAS DOS PROFESSORES NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NO ENSINO PRIMÁRIOS. Iracema Da Conceição Monteiro Duarte (UR); Célia Da Graça Albino (UR)

O WORDWALL COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA PROMOVER ENGAJAMENTO E PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAISCamila Barrela Lima Guimarães (EBWU); Cecília Mitsue Harada Tsutsui (EBWU)

CONSIDERAÇÕES SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO BRASILThais Costa Medeiros (UFMS/CPAN)

O PROFESSOR DE APOIO E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: DESAFIOS E POSSIBILIDADESPamella Vasques Insfran (UFMS/CPAN); Emanuely de Oliveira Nepomuceno (UFMS/CPAN); Caroline Elizabel Blaszko (UFMS/CPAN);

Resumos Expandidos

UM ESTUDO SOBRE AFETIVIDADE NAS RELAÇÕES ENTRE ADULTOS E CRIANÇAS COM PROFESSORES(AS) DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE TRÊS LAGOAS-MS. Elisangela de Souza Martins Nascimento (UFMS/CPTL)

A CRIANÇA E O BANHO DE SÃO JOÃOLudmyla Rilary da Silva (UFMS); David Vinícius Trindade de Oliveira (UFMS); Rogério Zaim-de-Melo (UFMS/CPAN)

CRIANÇAS CONTEMPORÂNEAS E SUAS CULTURAS INFANTIS: AS INFÂNCIAS ESTÃO SENDO MARCADAS PELAS REDES SOCIAIS? Camila Ferreira da Silva (UFMS/CPAN)

A SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E A EDUCAÇÃO SOCIAL: DIÁLOGOS SOBRE A CRIANÇA CONTEMPORÂNEA. Camila Ferreira da Silva (UFMS/CPAN)

ESTRATÉGIA PSICOMOTORA DE APRENDIZAGEM EM UMA SALA MULTIFUNCIONAL NO INTERIOR DO AMAZONASMateus de Souza Duarte (Seduc/AM)

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, VOCABULÁRIO E CONHECIMENTO DAS LETRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NARRATIVAS ORAIS NA APRENDIZAGEM DOS PRECURSORES DA ALFABETIZAÇÃOBruno Leandro Ribeiro da Cunha Accorsi (UNESP); Maria do Carmo Monteiro Kobayashi (UNESP); Waldiney Alexandre dos Santos Silva (UFMS)

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO EM CONTEXTO MULTILÍNGUE NA FRONTEIRA BRASIL–BOLÍVIAMaria do Carmo Provenzano de Arruda Brum (UFMS/CPAN)

EDUCAÇÃO SOCIAL – ESPAÇO CULTURAL E EDUCAÇÃO POPULAR FREIRIANAJusley Monteiro de Sousa (UFMS/CPAN)

ENTRE VOZES E VIVÊNCIAS: O PROJETO ESCOLA ANIMADA COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS QUE CONTAM A ESCOLACarla Silva Machado (UEMG); Andréa Vicente Toledo Abreu (UEMG)

CÍRCULOS DE CULTURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA EXPERIÊNCIA NO NEEJA DE ALTO RIO NOVO/ES. Rainei Rodrigues Jadejiski (Sedu/ES)

“QUANDO EU CRESCER EU QUERO VOLTAR A MORAR PERTO DO RIO”: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM UMA ESCOLA DAS ÁGUAS NO PANTANAL SUL-MATO-GROSSENSE. Carolina Moreira de Mendonça (USP)

EQUIDADE DE GÊNERO NA GESTÃO ESPORTIVA DO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE A PRESENÇA FEMININA EM CARGOS DE LIDERANÇA E OS PRINCÍPIOS DE GOVERNANÇA. Giovanna Maarouf Fenuchi (UFMS); Maria Eduarda da Costa e Silva (UFMS); Philipe Rocha de Camargo (UFMS)

MULHERES, HISTÓRIAS E LUTAS: O FEMININO EM FOCO NA DOCÊNCIA BRASILEIRA. Ronaldo Costa da Conceição (UFMS/CPAN); Josiane Peres Gonçalves (UFMS/CPNV/CPAN)

HOMOAFETIVIDADE, EXCLUSÃO E ESPAÇOS SOCIAIS: REFLEXÕES SOBRE APLICATIVOS GAY DE NAMORO E A EDUCAÇÃO SOCIAL. Ronaldo Costa da Conceição (UFMS/CPAN); Josiane Peres Gonçalves (UFMS/CPNV/CPAN)

O ENSINO DE LÍNGUAS SOB A ÓTICA DEMOCRÁTICA: O PANORAMA DE UM CURSO DE IDIOMAS. Elen Costa Alvarenga (FACUMINAS); Jacques Antunes da Silva (UNIASSELVI); Luryan Silva Fernandez (UFMS/CPAN)

CAFÉS PEDAGÓGICOS: UMA EXPERIÊNCIA DIALÓGICA DE FORMAÇÃO NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA.   Emilly Rodrigues Santos (UFMS/CPAN); Flávia Stéfanny Pereira dos Santos (UFMS/CPAN); Leandro Costa Vieira (UNIPAMPA); Alexandre Cougo de Cougo (UFMS/CPAN)

O TEMPO DA CRIANÇA VERSUS O TEMPO DA INSTITUIÇÃO: UMA BUSCA POR TRABALHOS SOBRE ROTINAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Larissa Cristina Cicílio da Silva (UFMS/CPTL); Sílvia Adriana Rodrigues (UFMS/CPTL/CPAN)

POLÍTICAS PÚBLICAS E FORMAÇÃO DOCENTE DIANTE DA DIVERSIDADE: UM ESTUDO COMPARATIVO BRASIL – COLÔMBIA. Claudia Cecilia Arango Zuleta (UFMS/CPAN)

ESTUDO DE ROTINA DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO DE TEMPO INTEGRAL E SUA UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR COMO UM AGENTE DE ENSINO. Kaio Bastos Moraes (UFMS/CPAN);  Patricia Teixeira Tavano (UFMS/CPAN)

LABORATÓRIO DE BIOLOGIA: POTENCIALIDADES PARA PRÁTICAS EDUCATIVAS ENTRE PROFESSORES E ALUNOS NO IFAC – SENA MADUREIRA. Marciele Marrane Dalman Vargas (IFAC); José Marlo Araújo de Azevedo (IFAC); Hellen Sandra Freires da Silva Azevedo (UFAC); Emily Lima de Oliveira (IFAC)

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA ATUAÇÃO EM CONTEXTO DE FRONTEIRA INTERNACIONAL. Thaynara Larissa de Oliveira Mercado (UFMS/CPAN); Patricia Teixeira Tavano (UFMS/CPAN)

PERCEPÇÕES E PRÁTICAS LINGUÍSTICAS DE DISCENTES EM TORNO DO PORTUNHOL NA UNILA. Daniela Alejandra Alvarado (UNILA); Franciele Maria Martiny (UNILA)

A FUNÇÃO DO EDUCADOR SOCIAL DO CREAS DE LADÁRIO-MS FRENTE AO ATENDIMENTO DE ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVASAriel da Silva Costa (UFMS/CPAN)

MULHERES E MEMÓRIA LOCAL: BIOGRAFIAS PARA A HISTÓRIA DE GOIANÉSIA. Sarah Steffany Braudes Andrade de Sinai (UFG)

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COLETIVO DO PROFESSOR E DO PROFISSIONAL DA BIBLIOTECA ESCOLAR NA FORMAÇÃO LEITORA DO ESTUDANTE PARA O ENEM. Divanete Conceição de Oliveira (UFR); Henrique Magalhães de Souza (UFR); Kátia Rejane Macelani (UFR); Luzia Lochetti (UFR)

APRENDER A DESAPRENDER PARA REAPRENDER A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA E CULTURAL NA FORMAÇÃO DOCENTELuã Armando de Oliveira Silva (UFMS/INSTED)

LEVANTAMENTO DAS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS PARA O ENSINO DE LÍNGUAS NAS AÇÕES DE EXTENSÃO DA UNILA. Ana Gabriela Marcelin Gonzalvez (UNILA); Franciele Maria Martiny (UNILA)

PRODUÇÃO TEXTUAL E INTERTEXTUALIDADE: CONCEPÇÕES, PRÁTICAS E CRENÇAS DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESAVanessa Nyland Spode (UFSM); Vaima Regina Alves Motta (UFSM)

MAL-ESTAR E ANTECIPAÇÃO: TRÊS CRITÉRIOS PARA ANALISAR SUBJETIVAÇÃO E LINGUAGEM NA ERA PREDITIVA. Eliel de Pádua Neves Ribeiro (UFMS)

ACESSEJA – AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS E FORMATIVAS NA EJA: OPORTUNIZANDO A INCLUSÃO DIGITALAna Claudia Gonzaga da Silva (Semed – Corumbá); Rennan Andrade dos Santos (Semed – Corumbá); Dilson Vilalva Esquer (UFMS/CPAN)

O USO DO WORDWALL COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: POSSIBILIDADES DE ENGAJAMENTO E PARTICIPAÇÃO. Camila Barrela Lima Guimarães (EBWU); Cecília Mitsue Harada Tsutsui (EBWU)

JOGOS DIGITAIS E DIVERSIDADE CULTURAL: REFLEXÕES SOBRE HUNI KUIN: YUBE BAITANA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORESJuliete Antônia Figueiredo da Mata (SEEMG)

O ENSINO DE GEOGRAFIA PARA CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS E AS PRÁTICAS DOCENTES NO PANTANAL: REFLEXÕES A PARTIR DO MUNICÍPIO DE CORUMBÁ. Lylianne Chaparro Magalhães Souza (UFMS/CPAN); Élvis Christian Madureira Ramos (UFMS/CPAN)

IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIASalete do Socorro Lisboa Balieiro (UFPA)

EMPREENDEDORISMO COMO POLÍTICA EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE A RESPEITO DA SUBJETIVAÇÃO DO ESTUDANTE NO MODELO GERENCIALISTA NEOLIBERALKairo Oliveira Fialho (UFR); Aparecida Gabriela Gomes da Silva (UFMT); Neide Maria de Campos (UFMT); Rosely Xavier de Souza (UFMT)

SENTIDOS EM DISPUTA NO CURRÍCULO REFERÊNCIA DE MATO GROSSO DO SUL (CRMS): ANÁLISE DOS CAMPOS DE ATUAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIOMárcio Bruno Pereira dos Santos (UFMS); Maria Aparecida Lima dos Santos (UFMS)

A PERMANÊNCIA ESCOLAR COMO FATOR ESSENCIAL PARA A QUALIDADE NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS E CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO SOCIALAngela Maria Sara Neves Correia Lima (UFMS)

GESTÃO DEMOCRÁTICA, EDUCAÇÃO SOCIAL E CONTRADIÇÕES NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRASGabriel Omar da Matta Postigliatti (UFMS/CPAN); Kelly Patrícia Carneiro da Costa (UFMS/CPAN)

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO SOCIAL:  ALGUMAS REFLEXÕESClaudia Luciana Santana de Souza (UFMS/CPAN); Jussara Jesus Fernandes Farias (UFMS/CPAN); Patricia Teixeira Tavano (UFMS/CPAN)

PRÁTICAS EDUCATIVAS INOVADORAS: O CASO DA ESCOLA DOS SONHOS. Gabriella Portela Barbosa de Oliveira (SME/RJ); Rosália Duarte (UFMS/CPAN); Mirna Juliana Santos Fonseca (PUC-Rio)

PRÁTICAS DISCURSIVAS E PRODUÇÃO DE SENTIDOS NO MESTRADO EM EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE CONSTRUCIONISTA DOS PERFIS E HORIZONTES PROFISSIONAIS NA UFRAna Lúcia Pozzolini (UFR); Carla Regina Cardoso (UFR); Luzia Lochetti (UFR)

UM ESTUDO SOBRE O ARRANJO ESPACIAL DAS ESCOLAS E AS TERRITORIALIDADES QUE CONSTITUEM A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PANTANAL SUL-MATO-GROSSENSEEmerson Adorno Soares  (UFMS/CPAN); Elvis Christian Madureira Ramos (UFMS/CPAN)

CONTRIBUIÇÕES DO MESTRADO PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM EQUIDADE. Luzia Lochetti (UFR); Ana Lúcia Pozzolini (UFR); Henrique Magalhães de Souza (UFR); Valéria Augusta Cruz Pinto (UFR)

VIVÊNCIAS NO PROCUCAS: RELATOS E APRENDIZADOSIngrid Loraini Alencar da Silva (UFMS/CPAN); Larissa Taynara dos Santos Brandão (UFMS/CPAN); Gabriela Camargo da Silva Oliveira (UFMS/CPAN); Bárbara Amaral Martins (UFMS/CPTL/CPAN)

PRÁTICAS INCLUSIVAS NO AMBIENTE ESCOLAR COM ÊNFASE NO SISTEMA BRAILLE E AS CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTITUIÇÃO DOCENTEAngela Silva Pereira Duarte (UFMS/CPAN)

INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM TEA: REFLEXÃO SOBRE ROTINA, CRISES E FLEXIBILIZAÇÃO PEDAGÓGICAArielen Costa Nunes Tinoco (UFMS)

MEU LADO ESQUERDO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE MATERIAIS DIDÁTICOS ADAPTADOS E UTILIZADOS PARA A ALFABETIZAÇÃO DO ALUNO COM PARALISIA CEREBRAL. Josilene da Silva Augusto (Reme-Corumbá)

O DIREITO À EDUCAÇÃO E A ACESSIBILIDADE PARA ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEIMicheline Medeiros dos Santos Sant’Anna (UFMS/CPAN); Jaqueline Zanotti Dalmonech (UFMS/CPAN)

COMO O FILME “O TRIUNFO” PODE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO E REFLEXÃO DOCENTE NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA BASEADA NOS PRINCÍPIOS DO DUA. Angela Silva Pereira Duarte (UFMS/CPAN)

DIREITOS EDUCACIONAIS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE BRASIL E A BOLÍVIAGilceneia Vilalva Rodrigues (UFMS/CPAN)

A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PANDEMIA E AS MEDIDAS EDUCACIONAIS COMPENSATÓRIAS NA PÓS-PANDEMIAKarolayni Santos de Almeida (UFMS/CPAN); Bárbara Amaral Martins (UFMS/CPTL/CPAN)

O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E AS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Mariana Patricia Soares de Oliveira (UFMS/CPAN); Bárbara Amaral Martins (UFMS/CPTL/CPAN)

EDUCAÇÃO ESPECIAL INDÍGENA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO SOCIAL. Edinalva Silvério Ferreira ((UFMS/CPAN); Mônica de Carvalho Magalhães Kassar (UFMS/CPAN)

READAPTAÇÃO DOCENTE: MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM TESES E DISSERTAÇÕESEvaldo Neves Barbosa (UFMS/CPAN); Fabiane Aparecida Brandão da Costa (UFMS/CPAN); Vanessa Catherina Neumann Figueiredo (UFMS/CPAN)

ENTRE O PERDER E O REINVENTAR: O SOFRIMENTO NA READAPTAÇÃO FUNCIONAL DOCENTEZenaide Valeria Leite Olarte (UFMS/CPAN); Vanessa Catherina Neumann Figueiredo (UFMS/CPAN)

FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE E EDUCAÇÃO SOCIAL: CAMINHOS PARA UMA ESCOLA TRANSFORMADORAThaiani Gomes Macario Fontes (UFMS/CPAN)

ERA UMA VEZ NO CAPSI: A LITERATURA EM ESPAÇO DE EDUCAÇÃO NÃO FORMALJuliana Cláudia Teixeira Gomes Borges Amorim (UFMS/CPAN)

ENSINO DE ARBOVIROSES AOS ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTALFelipe Silva Pantoja (UFPA); Fernanda Simas Corrêa Biancalana(UFPA)

POR UM ENSINO OUTRO DE LITERATURA NA ESCOLA: UMA METODOLOGIA BIOFISIOLÓGICA DE LEITURAPedro Henrique Alves de Medeiros (INSTED)

O PENSAMENTO DECOLONIAL E O ENSINO DA LÍNGUA INGLESAMariana Roza Lorenzzon (UFR)

DA LEI À PRÁTICA: ARTICULAÇÕES LEGAIS E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA EM CAXIAS DO SUL, RIO GRANDE DO SUL (2003-2025)Paula Adriana da Silva (UCS); José Edimar de Souza (UCS); Elisângela Cândido da Silva Dewes (UCS)

TERRITÓRIOS NOTURNOS E EDUCAÇÃO SOCIAL: JUVENTUDE, GEOGRAFIA E RESISTÊNCIA NAS PERIFERIAS DE CORUMBÁ-MS. Marcos Roberto Alencar da Silva (UFMS/CPAN)

CONCEPÇÕES DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DIRECIONADAS AO ENSINO DE HISTÓRIA A PARTIR DA LEI MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE Nº 10.645/2010Cássio Michel dos Santos Camargo (UNIR/Seduc/RS)

EDUCAÇÃO PARA CIDADANIA EM PAULO FREIRE: UMA ANÁLISE HISTORIOGRÁFICA DOCUMENTAL-LEGAL DOS CINCO PRIMEIROS ANOS DA EDUCAÇÃO NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988Ana Clara Ferreira Nogueira (UFMS)

A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NA ATUAÇÃO DO EDUCADOR SOCIAL: DESAFIOS E POTENCIALIDADES NA EMANCIPAÇÃO DE ADOLESCENTES EM MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS. Ariel da Silva Costa (UFMS/CPAN); Rodrigo Lima Nunes (UFMS/CPAN)

DO TEMPO AMPLIADO À FORMAÇÃO OMNILATERAL: ANÁLISE DAS MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL EM TEMPO INTEGRAL DE CORUMBÁ/MS. Waldriely Gomes da Costa (UFMS/CPAN); Rodrigo Lima Nunes (UFMS/CPAN)

ESPORTE E LAZER DOS TRABALHADORES NA IMPRENSA DE CORUMBÁ, MSWaldson Luciano Corrêa Diniz (UFMS/CPAN)

PANORAMA DIGITAL DA PRESENÇA DE SECRETARIAS DE ESPORTE NO MATO GROSSO DO SUL EM SITES MUNICIPAIS. Maria Eduarda Costa e Silva (UFMS); Giovanna Maarouf Fenuchi (UFMS); Philipe Rocha de Camargo (UFMS)

EDUCAÇÃO EM SUSTENTABILIDADE NA INTERFACE TERRA-MAR: UMA PERSPECTIVA MATÉTICAMarcelo Leite Matos (UFMS)

O DESAFIO DA PARTICIPAÇÃO EFETIVA DAS CRIANÇAS NOS PROCESSOS DECISÓRIOSMilana Pereira dos Santos (UFMS/CPTL)

A DIVERSIDADE ENTRE CIÊNCIA E ARTE NA ESCOLA: OFICINAS CINEMATOGRÁFICAS COMO PRÁTICA DE INTEGRAÇÃO CIENTÍFICA E CRIATIVAElisandra Oliveira das Neves (UFPE); João Eduardo Fernandes Ramos (UFPE)

EM BUSCA DAS VOZES INFANTIS NAS PESQUISAS: LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO NAS PLATAFORMAS DIGITAIS BDTD E CAPES. Tatiana da Silva Ramos Batista (UFMS/CPAN); Silvia Adriana Rodrigues (UFMS/CPTL/CPAN)

SAMBA É FILOSOFIA: EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA A PARTIR DA SABEDORIA ANCESTRAL DO SAMBAAndré Luis Ramalho Junior (GPPIR/SMASC)

ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: ATIVIDADES BRINQUEDO E ALIMENTAÇÃO NO APP COMUNIZIKA COM CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA ASSOCIADA À SINDROME CONGÊNITA DO ZICA VÍRUSGabriel Agostinho Ribeiro (UFRRJ); Fernanda Camilo da Silva (UFRRJ); Kelly Maia Cordeiro (UFRRJ); Izadora Martins Da Silva De Souza (UFRRJ)