ANAIS – CONGRESSO 2023
VOLUME 4
2023
Setembro
ISSN – 2596-2531
Chegamos ao V Congresso de Educação do CPan – IV Semana Integrada de Graduação e Pós-Graduação do CPan, ano 2023. Com o tema central: ‘Formação Docente e Educação Social: Encontros e Desencontros’ buscou promover o intercâmbio entre professores(as) e pesquisadores(as) de diferentes cursos de Graduação, Programas de Pós-Graduação em Educação, acadêmicos de diferentes licenciaturas e professores da Educação Básica. Esta edição fomentou reflexões acerca da formação docente e a educação social na relação exclusão/inclusão e no compromisso com as minorias presentes nos espaços educativos. Neste sentido, as discussões realizadas durante o evento promoveu: (i) a discussão acerca de concepções políticas e práticas de formação, inicial e continuada de professores para atuar na Educação Básica de forma geral; (ii) a reflexão conjunta entre graduação e pós-graduação sobre os problemas e necessidades da educação; e (iii) a divulgação de relatos de experiências e de pesquisas finalizadas, ou em andamento desenvolvidas na região da fronteira sul-mato-grossense e nas diversas regiões do Brasil.Temos aqui o registro dos trabalhos apresentados em formato de comunicação oral ou pôster, resultantes de estudos/pesquisas em andamento ou concluídos, ensaios teóricos, relatos de experiências de ensino ou extensão.
Desejamos boa leitura!
LISTA DOS TRABALHOS
COMUNICAÇÕES ORAIS (TRABALHOS COMPLETOS)
CASOS DE ENSINO E SABERES DOCENTES: REFLEXÕES NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ. Tácio Assis Barros; Camila Alberto Vicente de Oliveira; Isa Mara C. Scarlati Domingues. Universidade Federal de Jataí (UFJ)
PROJETO CIDADANIA COM ALUNOS DO SOCIOEDUCATIVO: EDUCAÇÃO COMO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. Jussara Resende Costa Santos; Rafael Silva Oliveira; Francisca Edivânia Gadelha Dias. Universidade de Gurupi (UNIRG)
PROFESSORES COORDENADORES: AÇÕES EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Aline de Novaes Conceição. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
FERNANDO COSTA E A RELAÇÃO COM O ENSINO. Rodolfo de Oliveira Medeiros Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília/SP (UNESP); Aline de Novaes Conceição, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Rosane Michelli de Castro. Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília/SP (UNESP)
EDUCAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO–CULTURAL DE VIGOTSKY. Jaqueline Zanotti Dalmonech; Andressa Santos Rebelo. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
TECNOLOGIAS DIGITAIS ALFABETIZAÇÃO E INCLUSÃO ESCOLAR RELATO DE EXPERIÊNCIA. Aurilucia Araújo Galeno; Andressa Santos Rebelo. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
O ENSINO DA GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ABORDAGENS E PRÁTICAS DOCENTES. Regina Gomes Barragan; Aline de Lima Rodrigues. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. Larissa Taynara dos Santos Brandão; Daiane Bogado Pereira da Silva; Bárbara Amaral Martins. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
EDUCAÇÃO ESPECIAL DO CAMPO NO BRASIL E DESAFIOS: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Ozeias de Lima Soares. Bárbara Amaral Martins. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
GOVERNAMENTALIDADE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: ESTADO DO CONHECIMENTO DE 2012 A 2022. Carlos Roberto de Oliveira Lima; Antônio Carlos do Nascimento Osório. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO ESCOLAR NA PANDEMIA E SEUS EFEITOS PARA A APRENDIZAGEM NA PÓS-PANDEMIA A PARTIR DA PERSPECTIVA INCLUSIVA. Shirley de Oliveira Ramalho; Barbara Amaral Martins. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
PRATICANDO GEOGRAFIA COM PROJETOS: UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO. Alexandre Lourenço; Vanusa Lorenzon; Aline de Lima Rodrigues. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
AS IMPLICAÇÕES DO TRANSPORTE ESCOLAR NA VIDA ESCOLAR DOS ESTUDANTES – UMA VISÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO DAS ESCOLAS DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE CORUMBÁ/MS. Joeci das Dores Gonçalves Sambrana. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
O ESTADO EDUCADOR E A BNCC: CONSIDERAÇÕES SOBRE AS ESTRATÉGIAS DO CAPITAL PARA A PRODUÇÃO DE HEGEMONIA. Fernanda Cristina Martins Martti; Ione da Silva Cunha Nogueira. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
O ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Débora Ruschel; Aline de Lima Rodrigues. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
UM OLHAR PARA A ESCOLA EM TEMPOS DE PANDEMIA: SUA FUNÇÃO SOCIAL E DESAFIOS. Sonia Aparecida Bays; Márcia Regina do Nascimento Sambugari. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
HOMEM PODE?: AMOR MATERNO E OUTRAS INTERFERÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Hugo Augusto Turaça Leandro; Silvia Adriana Rodrigues. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS PARA O DESENVOLVIMENTO CULTURAL E FORMATIVO DE CRIANÇAS RIBEIRINHAS NA ILHA DO COMBÚ EM BELÉM DO PARÁ. Milena de Oliveira Sampaio. Universidade Federal do Pará (UFPA)
O PROGRAMA CONTA PRA MIM: UM OLHAR A PARTIR DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA. Daniela P. Nascimento Pires Cardoso; Márcia R. do Nascimento Sambugari. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
SABERES DOCENTES DE PROFESSORES GRADUADOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Lara Cassiano Pedreira Lopo; Amanda de Mattos Pereira Mano. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
PRÁTICA DE ENSINO DE METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS E MEIO AMBIENTE: ESTUDO COMPARATIVO 2021/2022. Andressa Bono Vicente; Nájela Tavares Ujiie. IC-Fundação Araucária. (UNESPAR) – Campus Paranavaí
O REFLEXO DAS FÁBULAS DE MONTEIRO LOBATO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Carine Gabriela Duarte Souto; Márcia Regina do Nascimento Sambugari. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
O PROBLEMA DO ENSINO DE GRAMÁTICA DESCONTEXTUALIZADA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. Jéssica Cecília Rodrigues Leão. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
DIVERSIDADE NA PEQUENA INFÂNCIA: A ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Ione da Silva Cunha Nogueira, Nicole Santana Pacheco. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
ENVELHECIMENTO DO CORPO: A VISÃO DOS/AS ACADÊMICOS/AS DE PEDAGOGIA. Maurenil Rosa da Silva Colino. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
EDUCAÇÃO NO CAMPO: PERCURSOS HISTÓRICOS NO PERÍODO COLONIAL. Dilson Vilalva Esquer; Márcia Regina do Nascimento Sambugari. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
SER MULHER NEGRA NO COTIDIANO ESCOLAR: NARRATIVAS, MEMÓRIAS E PERCURSOS. Damiana Camila Vilalva França; Raquel Mombelli. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
A REVOGAÇÃO DO “NOVO ENSINO MÉDIO”: POR QUE NÃO É TÃO NOVO ASSIM? Ronny Machado de Moraes; Gabriela Machado Silva. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
LER, ESCREVER E CONTAR NO BRASIL NAS DÉCADAS DE 1930 A 1970: ALGUMAS REFLEXÕES. Andréa Maria do Espírito Santo; Márcia Regina do Nascimento Sambugari. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
UMA ANÁLISE ACERCA DA TEMÁTICA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR, A PARTIR DA BIBLIOTECA ELETRÔNICA CIENTÍFICA ONLINE – SCIELO. Fernanda Galvão dos Anjos; Nájela Tavares Ujiie. Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – PPIFOR
APRENDER FAZENDO: PROJETO INTEGRADOR “CORUMBÁ NA PALMA NA MÃO”. Silvana do Valle Leone; Lucas Rondon de Lima; Edileusa Medeiros de Jesus (UFMS). Faculdade da Anhanguera – Polo Tenir
PROGRAMA DE EXTENSÃO “PROCUCAS”: UMA PROPOSTA DE ENRIQUECIMENTO EXTRACURRICULAR AO PÚBLICO ESTUDANTIL COM INDICADORES DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. Jeanny Monteiro Urquiza; Francisca Dias Duarte Sabljak; Bárbara Amaral Martins. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
A FORMAÇÃO MORAL EM KANT: UMA PROPOSTA DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL? Jeane Cristina da Silva Oliveira de Souza. Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
FORMAÇÃO INICIAL E FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL – CAMPUS CORUMBÁ. Sandro Moura Santos; Márcia R. do Nascimento Sambugari; Sílvia Adriana Rodrigues. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A CONSTRUÇÃO DE UMA PROBLEMÁTICA. Élvis Christian Madureira Ramos. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
O PRINCÍPIO ESTÉTICO NA VIVÊNCIA QUE DIALOGA COM OS PROCESSOS IMAGINATIVOS DE CRIAÇÃO NA PRÉ-ESCOLA. Maria Franciane Bezerra de Oliveira; Yasmin Oliveira Cabral. Prefeitura Municipal de Corumbá/MS
NOTAS SOBRE A MERENDA ESCOLAR, EDUCAÇÃO ALIMENTAR NUTRICIONAL E ANTROPOMETRIA NO ÂMBITO DAS ESCOLAS. Fabiano Quadros Rückert; Nathalia Menezes de Oliveira Cobellas. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
PROJETO “MEU PRIMEIRO LIVRO”: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM UMA TURMA DE ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REME DE CORUMBÁ. Aline Cristine Androlage Mercado. Prefeitura Municipal de Corumbá/MS
SER PROFESSOR(A) DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL. Sérgio Guilherme Ibañez; Sílvia Adriana Rodrigues; Márcia R. do Nascimento Sambugari. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
ARTE E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA EM JOHN DEWEY. Silmara Cristina Nery de Freitas Balancieri; Erika Natacha Fernandes de Andrade. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
FORMAÇÃO CONTINUADA E COLABORATIVA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE E DISCUSSÃO EMERGENTE. Larissa Rodrigues da Silva; Nájela Tavares Ujiie. IC-Fundação Araucária. Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – Campus Paranavaí
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) PARA O USO DAS MÍDIAS E TECNOLOGIAS NA ALFABETIZAÇÃO EM DISSERTAÇÕES E TESES. Leonardo Caamaño Natividade Silva. Márcia Regina do Nascimento Sambugari. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
O VÍDEO NA PRÁTICA DIDÁTICA: O CASTELHANO ORIENTAL BOLIVIANO NAS LENDAS REGIONAIS. Elizandra Xavier Salvaterra; Suzana Vinicia Mancilla Barreda. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
ASPECTOS HISTÓRICOS EM PESQUISAS DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DOCENTE NO MATO GROSSO DO SUL, SÉCULO XX. Viviane Cristina Ribeiro Fardim; Amanda de Mattos Pereira Mano. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
OS CAMINHOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES. Geruza Soares de Souza Papa. Prefeitura Municipal de Corumbá/MS
O LABORATÓRIO DE ENSINO E PESQUISA EM TECNOLOGIA ASSISTIVA (LEPTA) ENQUANTO UM AMBIENTE POLISSÊMICO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM E A CAPACITAÇÃO ATIVA DE PROFISSIONAIS E ACADÊMICOS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO E DA SAÚDE. Giovana Amaral Umar; Jucélia Linhares Granemann de Medeiros. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
DESENHO UNIVERSAL E ELABORAÇÃO DE TECNOLOGIAS – DESENVOLVIMENTO DE BANCO DE DADOS DE OBJETOS DIGITAIS DE AUDIODESCRIÇÃO SEGUNDO O PRINCÍPIO DO DESENHO UNIVERSAL. Emerson Brandão da Silva. Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA DA MINHA ALFABETIZAÇÃO, FORMAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Marta Janice da Silva Rodrigues. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
RELAÇÕES DE GÊNERO E TRABALHO DOCENTE: TIOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Débora Ribeiro Da Costa. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
PROGRAMA PARA O CULTIVO DE CAPACIDADES SUPERIORES (PROCUCAS): O PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DE ESTUDANTES. Gilmar de Lima Galvão; Mariana Patricia Soares de Oliveira; Bárbara Amaral Martins. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
REALIDADE VIRTUAL PARA O ENSINO DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA. Édna Leandro da Silva; Enzo Araujo Pôrto. Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)
ATENDIMENTO AOS ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PANDEMIA DE COVID 19, EM CORUMBÁ, MS. Damiana da Costa Sanchez de Oliveira. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
IMPACTOS DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO TRABALHO DOCENTE: O QUE DIZ A TEORIA? Isadora Rodriguez Sambrana; Fabiano Antonio Santos. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
MATERIAIS DIDÁTICOS PARA ALFABETIZAÇÃO NAS ESCOLAS INDÍGENAS DA CIDADE DE DOURADOS – MS. Rafaela Bayerl de Lima; Marta Coelho Castro Troquez. Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
ENTRE RIOS, TAPETES E INTENÇÕES EDUCATIVAS: A NARRATIVA DE UMA PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO EM COMUNIDADE RIBEIRINHA NO PERÍODO PANDÊMICO. Tatiane Zabala Gomes. Prefeitura Municipal de Corumbá/MS e Instituto Acaia; Julio César Flores Franco. Prefeitura Municipal de Miranda/MS
BIBLIOTERAPIA COMO INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA: RESGATE DA LEITURA E DA EXPRESSÃO DE EMOÇÕES COM JOVENS E ADOLESCENTES. Larissa Knauf Alves; Joanna de Moraes Domingues; Lays Gabriela Anselmo Pereira. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
A GENEALOGIA DO PODER NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR. Sarah da Silva Corrêa Lima; Marcelo Victor da Rosa. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
PRÁTICAS DE LITERATURA POR MEIO DO CONTO INFANTIL BOLIVIANO A KANTUTA TRICOLOR. Tarissa Marques Rodrigues dos Santos; Mariana Vaca Conde. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
CENÁRIOS DA GESTÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL EM ESCOLAS DO CAMPO EM BELA VISTA-MS. Roseane Arce Romeiro. Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
TRIBUNA VERSUS BRASIL MULHER: UM ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DAS MULHERES NA SOCIEDADE BRASILEIRA (1950-1980). Larissa Mosciaro Faria; Nathalia Monseff Junqueira. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
MIGRANTE INTERNACIONAL NAS PESQUISAS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM MATO GROSSO DO SUL. Edgar da Silva Queiros; Celeida Maria de Costa Souza e Silva. Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
LETRAMENTO LITERÁRIO: ORALIDADE, ESCRITA E LEITURA NO ENSINO REMOTO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CORUMBÁ. Tarissa Marques Rodrigues dos Santos. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Soraia da Silva Moraes; Maria do Carmo Provenzano de Arruda Brum. Prefeitura Municipal de Corumbá/MS
LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO PERÍODO DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS. Alessandra Pereira Gonçalves Quirino; Ana Maria de Vasconcelos Silva. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
PERCEPÇÃO DA LEI 10.639/03, POR PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE CORUMBÁ-MS. Rosiane Ruth De Almeida Albuquerque. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
A ETNO-HISTÓRIA E O QUESTIONAMENTO DO CONCEITO DE ACULTURAÇÃO: APORTES PARA UMA NOVA PERSPECTIVA SOBRE A CULTURA INDÍGENA NO ENSINO DE HISTÓRIA. Nathalia Claro Moreira. Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS À LUZ DA DECLARAÇÃO MUNDIAL SOBRE EDUCAÇÃO PARA TODOS. Maria Aparecida Dias de Moura; Fabiano Antonio dos Santos; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
INGRESSO DE PESSOAS NEGRAS NA MAGISTRATURA BRASILEIRA: A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E EFETIVIDADE DA LEGISLAÇÃO DE COTAS. Fabiana Corrêa Garcia Pereira de Oliveira; Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
TABUADA PITAGÓRICA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO: UMA FORMA DIVERSIFICADA DE ENSINAR MATEMÁTICA NAS SÉRIES FINAIS. Josimar Justiniano Rodrigues. Prefeitura Municipal de Ladário/MS
CIÊNCIAS ATRAVÉS DAS IMAGENS EM MOVIMENTO: REFLEXÕES SOBRE O AUDIOVISUAL NA EDUCAÇÃO E SUAS POTÊNCIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Giovana Amaral Umar; João Gabriel Pelosi Pereira; Dinah Vitória dos Santos Madruga. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DOS PROFESSORES ESPECIALISTAS NA ÁREA: REFLEXÕES POSSÍVEIS. Caroline de Oliveira Rocha. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
A RELAÇÃO DA OFERTA DE TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO PARA TRADUTORES INTÉRPRETES DE LIBRAS E UMA MELHOR ACESSIBILIDADE LINGUÍSTICA PARA DOCENTES E DISCENTES SURDOS EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS. Leonardo Ribeiro de Barros. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
OS LIVROS PARA A INFÂNCIA: FERRAMENTAS EDUCATIVAS PARA EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE E DE ENFRENTAMENTO À PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS. Francisca Alves da Silva Stefanelli; Rede Municipal de Corumbá-MS; Constantina Xavier Filha. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
RESUMOS EXPANDIDOS (PÔSTERES)
OS IMPACTOS DA LEITURA NA VOZ DOS INDIVÍDUOS PRIVADOS DE LIBERDADE. Victória Beattriz da Silva Pacheco Moreira; Beatriz Rosália Gomes Xavier Flandoli. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NAS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES. Kariny Araujo Delgado Trovo. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
PROJETO DE EXTENSÃO RODA CUTIA: DANÇAS CIRCULARES E BRINCADEIRAS DE RODA. Antonio Marcos da Silva Martins Filho; Ligiane Aparecida da Silva. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA DIFERENÇA: A VISÃO DOS ESTUDANTES NOS 10 ANOS (2010-2020) DE EXPERIÊNCIA DE UMA DISCIPLINA ELETIVA NO CURSO DE PEDAGOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Edna Abreu Barreto; Ivone Costa Ribeiro; Lilian Rodrigues do Nascimento. Universidade Federal do Pará (UFPA)
A LITERATURA INFANTIL E JUVENIL NEGRA EM ARTIGOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS BRASILEIROS. Eliana da Silva Souza; Rafaelle Fernanda da Silva Rezende. Márcia Regina do Nascimento Sambugari. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE E MONOPOLIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES DOS JORNAIS DE CORUMBÁ/MS. Alexsia Renata Banegas dos Santos da Silva; Patricia Teixeira Tavano. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
INDICADORES DE MATRÍCULAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE CORUMBÁ/MS DE 2013 A 2022. Alessandra Rodrigues de Freitas; Mônica de Carvalho Magalhães Kassar. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO QUE ATUAM EM ESCOLAS DE FRONTEIRA INTERNACIONAL. Flavia Wegrzyn Martinez Magrinelli; Patrícia Teixeira Tavano; Marco Aurélio Machado de Oliveira. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
ALFABETIZAÇÃO NA FRONTEIRA BRASIL/BOLÍVIA: APROXIMAÇÕES PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO SOCIAL. Renata de Oliveira Esquer; Márcia Regina do Nascimento Sambugari. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS NA INFÂNCIA DE ESCOLARES. Elielson Felipe Rodrigues Alves; Marcelo Rodrigues Ribeiro dos Santos; Rogério Zaim-de-Melo. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
E A PÁSCOA CHEGOU… PIBID/UFMS/CPTL/PEDAGOGIA E O PROJETO BOMBOM DE NINHO. Jheniffer Letícia Aparecida Moraes Cavassani; Juliana Dantas Zamora; Regina Aparecida Marques de Souza. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)/CPTL E O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ESCRITA E DO NÚMERO. Amanda Vitória de Campos; Giovana de Souza Sales; Felipe de Lima Silva. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
ENSAIOS SOBRE: EDUCAÇÃO SOCIAL E ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS EM CONTEXTOS DE POLÍTICA NEOLIBERAL NO BRASIL. Alex Sfefani dos Santos; Beatriz Rosália Gomes Xavier Flandoli. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE ESCOLAS DE CORUMBÁ-MS SOBRE OS SABERES NECESSÁRIOS PARA SER ALFABETIZADOR(A) EM REGIÃO DE FRONTEIRA. Kamile Frias Claros; Márcia Regina do Nascimento Sambugari. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
FRONTEIRA, MIGRAÇÃO INTERNACIONAL E EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS DE GESTÃO A PARTIR DE CRIAÇÃO DE BANCO DE DADOS. Naira Corrêa Alva; Marco Aurélio Machado de Oliveira. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
AÇÕES E ATIVIDADES DE EXTENSÃO REALIZADAS PELO CURSO DE GEOGRAFIA DO CPAN (2020-2023). Lylianne Chaparro Magalhães. Ana Carolina Torelli Marquezini Faccin. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)/CPTL E A CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS DE PILOTAGEM. Ana Rita da Silva; Antonio Marcos da Silva Martins Filho; Regina Aparecida Marques de Souza. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NOS ANOS INICIAIS COMO MEDIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM CONTEXTO PANDÊMICO. Agnys Aparecida Munhoz de Oliveira; Virgínia Iasmim Silva Souza. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
A FRONTEIRA NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO DAS LICENCIATURAS DO CPAN: AS DIRETRIZES DA DÉCADA DE 2010. Carlos Germano Gomes Gonçalves; Patricia Teixeira Tavano. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID) E FORMAÇÃO DE PROFESSORES-UMA EXPERIÊNCIA PESSOAL. Alessandra de Oliveira Santos; Flávia Stéfanny Pereira Santos; Patricia Teixeira Tavano. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
TROCANDO VIVÊNCIAS ENTRE O AMBIENTE URBANO E RURAL – RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. Amanda Spíndola Leal Ferreira; Leda Maria de Souza Alves; Silvana Alves da Silva Bispo. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
CANTINHOS QUE ALFABETIZAM: ÊNFASE NA LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA. Camilla Lourreiro Honorio; Nicole Santana Pacheco; Silvana Alves da Silva Bispo. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
CANTINHO DA CURIOSIDADE: UM ESPAÇO ALIADO À CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO INTERDISCIPLINAR. Bianca Alves Felipe Silva; Elisangela de Souza Martins Nascimento Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Franciele Cavalcante Luna da Silva. Rede Municipal de Ensino (REME)/Três Lagoas.
A VIDA NA FAZENDA: DA ELABORAÇÃO À EXECUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA. Adriana Tiago dos santos Albino; Yasmin dos Santos Silva; Silvana Alves da Silva Bispo. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
O USO DE HISTÓRIAS INFANTIS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: UMA PRÁTICA POSSÍVEL E NECESSÁRIA NO CONTEXTO ESCOLAR. Fernanda Aparecida Barroso; Fé de Souza Freitas; Rede Municipal de Ensino (REME)/Três Lagoas; Silvana Alves da Silva Bispo. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
ESTÁGIO NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL PROFESSORA CLARINDA DIAS CONCEIÇÃO E SEU IMPACTO POSITIVO NA FORMAÇÃO DOCENTE: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. Antonio Marcos da Silva Martins Filho; Gustavo Henrique de Oliveira Dias; Silvana Alves da Silva Bispo. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
CURSINHO PREPARATÓRIO UFMS/CPAN: AÇÕES E REFLEXÕES DA VIVÊNCIA EXTENSIONISTA. Naiara Aparecida Firmino Rodrigues; Rhendrea Anacy de Souza Moreira; Alexandre Cougo de Cougo. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
ACESSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO INDÍGENA. Josyele Moreira Marques. Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)