ANAIS – CONGRESSO 2018

VOLUME 2

2018

Novembro

ISSN – 2596-2531

 

Chegamos ao terceiro Congresso de Educação do CPAN (Campus do Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), ano de 2018.

A educação com a premissa de elevar o sujeito aos mais altos níveis dos saberes, da arte e da cultura, como reza na Constituição Federal de 1988, tem o direito inalienável de acesso a educação com qualidade e liberdade de expressão levando o educando aos saberes filosóficos, sociológicos, das diferentes áreas do conhecimento, de socialização e interlocução de apreciação, contextualização e produção de arte e cultura.

Congresso de Educação do CPAN no ano de 2018, tendo como centro dos diálogos a Base Nacional Comum curricular e os impactos na formação de professores, visa um enredo de discussões sobre aspectos organizacionais e de políticas públicas focadas na educação básica. movimentos que se relacionam aos impactos que se consolidam em sala de aula e na execução pedagógica, de pesquisa e de formação docente. Por estes e tantos outros elementos que compõem esta nova proposta de ação educativa para o século XXI se potencializa por elementos que são comuns a todo território brasileiro e de suas peculiaridades, regionais, culturais, econômica e social, de cada comunidade.

Que as discussões relativas a BNCC sejam propícias a pensarmos a educação de nossas próximas gerações, bem como a formação e a transformação da escola de hoje, de amanhã e de tempos ainda desconhecidos.

 

LISTA DOS TRABALHOS PUBLICADOS

COMUNICAÇÃO ORAL

C01- UM OLHAR NA FRONTEIRA PONTA PORÃ-BR E PEDRO JUAN CABALLERO-PY: UMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL PEDAGÓGICA. Carolina Guane Gonzalez; Tatiane Gamarra Calonga. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Campus Ponta Porã C_01

C02- SOFRIMENTO PSÍQUICO E SOCIAL EM HOMENS DESEMPREGADOS NA CIDADE DE CORUMBÁ-MS. Paulo Cesar Rodrigues dos Reis Filho; Vanessa Catherina Neumann Figueiredo. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul C_02

C03- BNCC DA EDUCAÇÃO INFANTIL: NECESSIDADES FORMATIVAS CRÍTICAS E DE TRANSGRESSÃO AOS ESTAGIÁRIOS(AS) EM CURSOS DE PEDAGOGIA. Claudionor Renato da Silva. Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí C_03

C06- SOBRE A NATUREZA DA EDUCAÇÃO: UMA PERSPECTIVA ONTOLÓGICA. Kharen Paes de Albuquerque; Rafael Rossi. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL C_06

C_07- BIOGRAFIA DA VÓ JOANINHA: SAÚDE E ORALIDADE NA FRONTEIRA.  Ingrid Joyce Patrocínio; Raphael Augusto Ubiali; Sandra Cristina Souza. UEMS C_07

C_10A BRINCADEIRA E A EDUCAÇÃO SOCIAL COMO CONTEÚDO PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA E DO SUJEITO CRITICO. Josiane dos Santos Arruda; Cléia Renata Teixeira de Souza. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- Câmpus Pantanal C_10

C_11– COMUNIDADE QUILOMBOLA: CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA E VIVÊNCIAS FORMATIVAS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES.  Margareth Araújo e Silva; Rosely Ribeiro Lima. UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG) – REGIONAL JATAÍ (REJ) C_11

C_12- REFLEXÕES SOBRE A PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS. Fabíola da Silva Ferreira; Fabiano Antonio dos Santos. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL/ CAMPUS DO PANTANAL-PPGE/UFMS/CPAN C_12

C_13- JOGOS E MODELOS DIDÁTICOS: ELEMENTOS APONTADOS POR LICENCIANDOS E LICENCIADOS EM BIOLOGIA COMO IMPORTANTES AO ESTÍMULO DE PRODUÇÃO E UTILIZAÇÃO. André Kioshi da Silva Nakamura; Jessica Arcoleze Fernandes; Vanessa Daiana Pedrancini. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL C_13

C_14- A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE AS ESCOLAS DE JAPONESES NO BRASIL (SCIELO E BDTD): ESTUDOS PRÉVIOS PARA ANÁLISE NO MATO GROSSO DO SUL. Stephanie Amaya. PPGEdu/UFMS C_14

C_15CAMINHOS PERCORRIDOS NO SINDICALISMO DOCENTE NO BRASIL. Franciele Ariene Lopes Santana; Anamaria Santana da Silva; Ilidio Roda Neves. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL C_15

C_16- A PRÁTICA DOCENTE E SUAS CONTRIBUIÇÕES DURANTE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA ESPANHOLA. Michele Ferreira Costa. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL- CAMPUS DO PANTANAL C_16

 C_17- O ESPAÇO DA LITERATURA INFANTIL NO TRABALHO PEDAGÓGICO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Márcia Gabriela Massavi Pereira; Márcia Regina do Nascimento Sambugari. UFMS/CPAN C_17

C_18- PROJETO DATCHUKA: ALUNOS INDÍGENAS E QUILOMBOLAS DA UFG/REJ FALANDO DE SUAS TRISTEZAS E ALEGRIAS. Margareth Araújo e Silva; Verônica Clemente Ferreira. UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOÍAS (UFG) – REGIONAL JATAÍ (REJ) C_18

C_20- O ESPAÇO DE VIDA DAS CRIANÇAS GUATÓ. Margareth Araújo e Silva. UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG) – REGIONAL DE JATAÍ (REJ) C_20

C_21- A PERSPECTIVA LÚDICA DO TRABALHO COM A LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DIFERENTES OLHARES. Karina Jozélina Oliveira Rondon; Márcia Regina do Nascimento Sambugari. UFMS/CPAN C_21

C_22- DIFICULDADES NA EFETIVAÇÃO DA LEITURA NO 3º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Ana Cristina Auzier de Sousa; Márcia Regina do Nascimento Sambugari. UFMS/CPAN C_22

C_23- O ATENDIMENTO ÀS CRIANÇAS E ADOLESCENTES ACOLHIDOS EM INSTITUIÇÕES PROTETIVAS: UM OLHAR NA produção acadêmica BRASILEIRA (2008-2012). Márcia Cristina Gonçalves de Souza. UFMS/CPAN C_23

C_24A ESCOLHA PELA PROFISSÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA TEÓRICA BOURDIEUSIANA. Dalete de Souza Salles Borges. UFMS/CPAN. C_24

C_25- REVISÃO DE LITERATURA: FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE PARA EDUCAÇÃO MIDIÁTICA. Gláucia Silva Bierwagen. (USP) C_25

C_26- A ESCOLARIZAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: RELATOS DE UM ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO. Thamyres dos Santos Cordeiro; Daniel Mendes da Silva Filho; Edelir Salomão Garcia. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL/CPAN c_26

C_27PRÁTICAS EDUCATIVAS MULTIDISCIPLINARES: CONTRIBUIÇÕES PARA OS PROCESSOS EDUCATIVOS DOS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI. Micheline Medeiros dos Santos Sant’Anna; Beatriz Rosália Xavier Flandoli; Tiago Artero Tristão C_27

C_29- ESCOLAS COM ALTA CONCENTRAÇÃO DE BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NO MS: OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E SUAS PERCEPÇÕES. Hemilly Santos de Arruda; Suellen Maria Monteiro Rosa Marcos; Ana Carolina Pontes Costa C_29

 C_30- MARX E GRAMSCI: ALGUNS APONTAMENTOS TÉORICOS. Rennan Andrade dos Santos; Fabiano Antônio dos Santos. PPGE/UFMS/CPAN C_30

 C_31- CONCEPÇÕES DE PROFISSIONAIS DE CRECHE SOBRE BEBÊS. Jorsilayne Malheiros Magalhães; Sílvia Adriana Rodrigues. GEPIEI/UFMS/CPAN C_31

 C-32- FORMAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) DA/PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: INTERFERÊNCIAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFMS/CPAN. Edmara Aparecida da Silva Ayala; Sílvia Adriana Rodrigues. GEPIEI/UFMS-CPAN C_32

C_33- OS COORDENADORES DE PROJETO NO PROJETO DO AVANÇO DOS JOVENS NA APRENDIZAGEM: FUNÇÃO E PERSPECTIVAS. Ana Flávia Trindade; Edelir Salomão Garcia. CÂMPUS DO PANTANAL/UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL C_33

C_34- O ATENDIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL NA BASE DE DADOS DO SCIELO: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES. Elizabeth Arguelho Pessoa; Edelir Salomão Garcia. CPAN/UFMS C_34

 

PÔSTERES

P01 BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E ENSINO DE CIÊNCIAS: a interdisciplinaridade em questão. Damaris C. Soares; Maria J. F. Gebara. UFSCar Sorocaba – SP P_01

P02 – GAMIFICAÇÃO: PROJETO DE ASTRONOMIA E PESQUISA CIENTÍFICA REALIZADO PARA ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA DE CARAGUATATUBA/SP. Luiz Alfredo de Paula; Sibele Schimidtt de Paula. Oikos Capacitações e Assessoria Pedagógica P_02

P03- TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL E NA ESPANHA. Diego Renan Celestino da Silva; Andressa Santos Rebelo. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL P_03

P04- INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, NA PERSPECTIVA INCLUSIVA. Aparecida Carina Alves de Souza; Allan Damasceno Rocha; Mônica Alves Pereira. UFRRJ P_04

P_05- RELATO DE UM EGRESSO: DA CELA PARA A SALA DE AULA. Paula Andréia Oliveira Jard; Marcos Sérgio Tiaen; Ana Carolina Pontes Costa. Faculdade Salesiana de Santa Teresa P_05

P06- DESIGUALDADE E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES INTRODUTÓRIAS PARA UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA. Poliane Gaspar de Cerqueira. COLUNI/UFF P_06

P07- PESQUISA-AÇÃO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FÍSICA COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. Matheus de Souza Araújo; Natalia Pereira Andrade. UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS (UFGD) P_07

P_08- ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: RELATO DA OFICINA DE CORRIDA/ATLETISMO APLICADA NA SEMANA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NA UFMS. Danielle Regina Keller; Edineia Aparecida Gomes Ribeiro. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus do Pantanal, Curso de Educação Física P_08

P_09- TRABALHANDO A EXPRESSÃO CORPORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Marta Lima Vieira; Geisiely Sanchez Campos; Sarita de Mendonça Bacciotti. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL P_09

P_10- ANÁLISE DA OFERTA DE ALIMENTOS DISPONIVEIS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE ESTADUAL DE CORUMBÁ-MS.   Laurianne Sorrilha do Amaral;   Jéssica Larussa de Amorim Sena;   Edineia Aparecida Gomes Ribeiro.    UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL P_10

P_11- EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O TEMPO DE AULA. Aliny Dienifer Antunes dos Santos Macedo; Ana Claudia Guilherme da Rosa; Carlo Henrique Golin. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL – CAMPUS DO PANTANAL P_11

P_12- A AGENDA EDUCACIONAL PÓS-2015 E O DISCURSO DAS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS: IMPLICAÇÕES PARA O TRABALHO DOCENTE. Fabiane da Silva Ferreira; Andressa Santos Rebelo. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FERDERAL DE MATO GROSSO DO SUL-CAMPUS DO PANTANAL P_12

P_13- TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, INCLUSÃO EDUCACIONAL E DIREITOS HUMANOS: UMA ANÁLISE SOBRE OS MARCOS POLÍTICO-LEGAIS NO MUNICÍPIO DE LADÁRIO-MS. Junior da Silva Campos; Daniel Mendes da Silva Filho. Faculdade Salesiana de Santa Teresa P_13

P_15- EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O CURRÍCULO DOS CURSOS DA FACULDADE DE ENGENHARIAS, ARQUITETURA/ URBANISMO E GEOGRAFIA (FAENG) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL. André Kioshi da Silva Nakamura; Mônica Cristine Junqueira Filheiro; Valéria Ramos Baltazar Quevedo. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL P_15

P_16- OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS À CONSTITUIÇÃO DE UM CONCEITO CIENTÍFICO DE TAI CHI CHUAN. Giniel Vicente da Silva Alvarenga de Paulo; Cezar Barbosa Santolin. UNIVERSIDADE  FEDERAL  DO  MATO GROSSO DO SUL – CAMPUS DO |PANTANAL P_16

P_17- EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL E A UTULIZAÇÃO DE TERRITÓRIOS EXTRAESCOLARES NO DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO. Ana Lúcia da Silva Serra; Renata de Oliveira Esquer; Daniel Mendes da Silva Filho. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE LADÁRIO (SMEL) P_17

P_18PRÁTICAS CORPORAIS NO TEMPO LIVRE DA CRIANÇA PANTANEIRA. Julian Márcio dos Santos Alves; Eveline de Assis Melo Araújo; Rogério Zaim-de-Melo. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) P_18

P_19- INDICADORES DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE SURDEZ EM UM BANCO DE DADOS BIBLIOGRÁFICO: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Josiane Cristina dos Santos Gil; Luana Laura da Silva Soares; Andressa Santos Rebelo. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – CPAN P_19

P_20- TEORIA QUEER: UMA POSSIBILIDADE METODOLÓGICA NAS DISCUSSÕES SOBRE GENÊRO E SUXUALIDADE NA ESCOLA. Elisangela Coelho de Campos; Marcos Sérgio Tiaen. FACULDADE SALESIANA DE SANTA TERESA P_20

P_21- ATIVIDADES LÚDICAS DE CONHECIMENTO REGIONAL NAS ESCOLAS RURAIS POLO PAIOLZINHO E MONTE AZUL, CORUMBÁ-MS. Thomáz da Silva Guerreiro Botelho; Mayara Santana Zanella; Iria Hiromi P_21

P_22- A ESCOLARIZAÇÃO DO ESTUDANTE SURDO E A DESCONSTRUÇÃO DAS BARREIRAS COMUNICACIONAIS PARA A AQUISIÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA, MODALIDADE ESCRITA. Verônica Silva de Souza. FACULDADE SALESIANA DE SANTA TERESA P_22

P_23- A IMPORTÂNCIA DO TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LIBRAS: REFLEXÕES SOBRE AS MEMÓRIAS DE UM ESTUDANTE SURDO. Thiago Gimenez Farias. FACULDADE SALESIANA DE SANTA TERESA P_23

P_24- A INDISCIPLINA NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES. Thais Janini Bruno. UFMS/CPAN P_24

P_25- PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DA CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: BINGO DOS CINCO REINOS. Selma Rodrigues costa; Luanny Cristine da Silva Avelar. UFMS/CPAN P_25

P_26- O BRINCAR NO TRABALHO DE PROFESSORES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Juliana Gomes dos Santos. UFMS/CPAN P_26

P_27- RELATO DE EXPERIÊNCIA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA. Marta Vieira Lima; Geisiely Sanchez Campos; Cléia Renata Teixeira de Souza. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL P_27

P_28- A LITERATURA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A FORMAÇÃO DO GÊNERO HUMANO. Nathalia Fontes. Fabiano Antonio dos Santos. UFMS/PPGE-CPAN P_28

P_29- O CUIDAR E EDUCAR EM CRECHES DO MUNICÍPIO DE CORUMBÁ/MS. Jéssica Ruiz Carvalho; Renata Silva da Cruz. UFMS-CPAN P_29

P_30- A INCLUSÃO DO ESTUDANTE COM PARALISIA CEREBRAL E O EMPREGO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. Jenniffer dos Santos Mendes. FACULDADE SALESIANA DE SANTA TERESA P_30

P_31- O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS: A INFORMATICA EDUCACIONAL NO AMBIENTE ESCOLAR.  Vanessa Queiroz Rojas. Faculdade Salesiana de Santa Teresa P_31

P_32DESLOCAMENTO À ESCOLA EM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA COMUNIDADE PANTANEIRA. Sarita de Mendonça Bacciotti; Sílvia Beatriz Serra Baruki; Edineia Aparecida Gomes Ribeiro. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus do Pantanal P_32

P_33AS PERSPECTIVAS E INFLUÊNCIAS DO BANCO MUNDIAL NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, CARREIRA DOCENTE E FORMAÇÃO DOS PROFESSORES. Daniel Barbosa Moura; Evelayne Medeiros de Arruda. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL – CPAN P_33

P_34- VÍNCULOS DE AFETO: OLHARES E OPINIÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA RELAÇÃO INTERPESSOAL ENTRE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E DOCENTES. Laura Cristina Moreira Figueiredo; Tammi Flávie Peres Borges. FACULDADE SALESIANA DE SANTA TERESA P_34

P_35A BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA COMO MEDIADORA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PESQUISADORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Marcela Tavares de Freitas Lima. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL – CAMPUS DO PANTANAL P_35

P_36PROJETO PARALELAS: HOMENS AGRESSORES E NOVAS PEDAGOGIAS EM REGIÃO DE FRONTEIRA ENTRE O BRASIL E A BOLÍVIA. Fabiana Santa de Arruda; Cláudia Araújo de Lima. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL-CAMPUS DO PANTANAL P_36

P_38- O QUE PENSAM OS ALUNOS DO IFMS SOBRE SUA PARTICIPAÇÃO NOS JIFMS. Luis Fellipe Arruda Rodrigues Paiva; Rogério Zaim-de-Melo. Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – Campus do Pantanal P_38

P_39CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO. Janaína Martins de Carvalho; Beatriz Rosália Gomes Xavier Flandoli. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL/CPAN P_39

P_40- ATIVIDADE DE ENSINO: SENTIDO PESSOAL ATRIBUÍDO PELAS EDUCADORAS DE CRECHE. Estefania Manholer. UFMS/CPAN P_40

P_42- PROJETO DE INTERVENÇÃO “MARCAS QUE PRECISAM SER RESPEITADAS” NA EJA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Bianca Caroline de Araújo Cuellar; Kariny Santos Silveira; Lucineide Tavares dos Santos. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL – CAMPUS DO PANTANAL P_42

 P_43- O QUE DIZEM AS TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE A AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ABORDAGEM WALLONIANA. Isabella Amorim de Oliveira. UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE P_43

 P_44- SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR EDUCADORAS DE CRECHE ACERCA DE SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Estefania Manholer; Sílvia Adriana Rodrigues. UFMS/CPAN P_44