ANAIS – CONGRESSO 2019

VOLUME 3

2019

Novembro

ISSN – 2596-2531

 

Chegamos ao quarto Congresso de Educação do CPAN (Campus do Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), ano de 2019.

O IV Congresso de Educação do CPAN – III Semana Integrada Graduação e Pós-Graduação do CPAN com o tema central: Interfaces da docência: olhares e movimentos da formação inicial de professores adota como premissa que a formação de professores é um processo complexo que implica formulações e reformulações constantes de conhecimentos/saberes de ordem socioprática. Neste sentido, as discussões realizadas durante o evento têm como propósito a formação cultural, social, intelectual e política do professor; considerando este último, como ator competente, sujeito do conhecimento, capaz de engendrar uma prática social de intervenção abrangente.

Temos aqui o registro dos trabalhos apresentados em formato de comunicação oral ou pôster, resultantes de estudos/pesquisas em andamento ou concluídos, ensaios teóricos, relatos de experiências de ensino ou extensão.

 

LISTA DOS TRABALHOS 

COMUNICAÇÕES ORAIS

C_01- REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: ESTADO NEOLIBERAL E A BUSCA DA UNIVERSALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS. Fabiane da Silva Ferreira. UFMS – CAMPUS DO PANTANAL.C_01_
C_02- VULNERABILIDADE E CIDADANIA: ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL DE CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS EM CORUMBÁ. Jacqueline de Campos Rojas; Fabiano Quadros Ruckert. UFMS – CAMPUS DO PANTANAL. C_02_
C_03- APONTAMENTOS SOBRE A TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO MUNICÍPIO DE CORUMBÁ-MS. Diego Renan Celestino da Silva; Andressa Santos Rebelo. UFMS – CAMPUS DO PANTANAL. C_03_
C_04- (DES) CAMINHOS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL NO TERRITÓRIO BRASILEIRO. Geraldo Garbelini Neto – Prefeitura Municipal de Corumbá; Anamaria Santana da Silva – UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL. C_04_
C_05- O QUE DIZEM AS TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE O PAPEL DA AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA WALLONIANA. Isabella Amorim de Oliveira – Universidade Federal Fluminense; Sílvia Adriana Rodrigues – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul C_05_
C_06- O QUE PENSAM AS CRIANÇAS ASSENTADAS SOBRE O PAPEL DO(A) PROFESSOR(A) NA/DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Eliane Ceri Assis Santana; Sílvia Adriana Rodrigues. UFMS – CAMPUS DO PANTANAL. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO EM EDUCAÇÃO . C_06_
C_07- A INDISCIPLINA NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORAS DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Thaís Janine Bruno; Márcia Regina do Nascimento Sambugari. UFMS/CPAN. C_07_
C_08- OS ESTUDOS RECENTES SOBRE A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC). Tatiane Zabala Gomes; Márcia Regina do Nascimento Sambugari. UFMS/CPAN. C_08_
C_09- NA RIBEIRA DESTE RIO: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE ESCOLAS RIBEIRINHAS. Natiély Ramyla de Almeida Ferreira Nobre; Márcia Regina do Nascimento Sambugari – UFMS/CPAN. C_09_
C_10- APLICAÇÃO E CONTROLE DOS RECURSOS DO FUNDEB NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE CORUMBÁ-MS. Gilmar Tavares Lossa; Siméia Marçal de Souza Freitas; Silvana Duarte. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL – CÂMPUS DO PANTANAL. C_10_
C_11- DO TRABALHO ESCRAVO AO ASSALARIADO: UMA HISTÓRIA QUE A ESCOLA NÃO CONTA SOBRE A PROVÍNCIA DE SÃO PAULO. Maycon Regis Nogueira dos Santos – UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL (UFMS); Emerson André de Godoy – FACULDADES INTEGRADAS STELLA MARIS DE ANDRADINA (FISMA). C_11_
C_12- EDUCAÇÃO INFORMAL, AGÊNCIA E PROTAGONISMO INDÍGENA NA AMÉRICA LATINA: UMA ANÁLISE INTEGRATIVA A PARTIR DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Nathalia Claro Moreira; Fabiano Quadros Rückert. UFMS – CAMPUS DO PANTANAL. C_12_
C_13- POR QUE SER PROFESSOR(A)? REFLEXÕES SOBRE MOTIVAÇÕES PARA O INGRESSO NA CARREIRA DOCENTEAlberto Albuquerque Gomes – FCT/UNESP; Sílvia Adriana Rodrigues – UFMS – CPTL e CPAN; Leandro Aparecido de Souza – IFSP – Birigui. C_13
C_14- A CRIAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO. POR QUE ESTUDAR JOAN MIRÓ?  Enmilly da Costa Cofacci; Erika Natacha Fernandes de Andrade. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL – UFMS/CPAN. C_14_
C_15- VIVÊNCIAS TEATRAIS: POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS NO ENSINO SUPERIOR. Franciele Ariene Lopes Santana; Carlos Roberto de Oliveira Lima; Lia Vieira da Silva Tiaen. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL. C_15_
C_16- A LITERATURA COMO MONUMENTO: O COTIDIANO DA FRONTEIRA NA OBRA DE PEDRO DE MEDEIROS. Wandir de Mello Júnior; Lucilene Machado Garcia Arf. UFMS – PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO EM ESTUDOS FRONTEIRIÇOS – CAMPUS DO PANTANAL. C_16_
C_17- OS SENTIDOS DA LINGUAGEM ESCRITA PARA AS CRIANÇAS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NA CIDADE DE CORUMBÁ/MS, O OLHAR  A PARTIR DAS POLITICAS EDUCACIONAIS E MOVIMENTOS DOCENTES  NO CONTEXTO DE 2012 – 2016. Geruza Soares de Souza Papa Rodrigues.  UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO  GROSSO DO SUL. C_17_
C_18IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR (BACHAREL) EM TESES E DISSERTAÇÕES. Siméia Marçal de Souza Freitas; Sílvia Adriana Rodrigues. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL – CAMPUS DO PANTANAL. C_18_
C_19- A FORMAÇÃO CIDADÃ NO PRIMEIRO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CORUMBÁ, MS. Dania Andreza Duarte de Souza; Drielly Sinara de Castro Porta; Márcia Regina do Nascimento Sambugari. UFMS/CPAN. C_19_
C_20- A IMPLANTAÇÃO DAS ESCOLAS RIBEIRINHAS NO PANTANAL CORUMBAENSE. Cleide Marcelina Marçal de Abreu; Anamaria Santana da Silva. PPGE-CPAN-UFMS. C_20_
C_21- A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA PRÉ-ESCOLA: UM BALANÇO DA PRODUÇÃO EM DISSERTAÇÕES E TESES. Luciana dos Santos Silva Oliveira; Sílvia Adriana Rodrigues. UFMS – CAMPUS DO PANTANAL – PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO. C_21_
C_22- O LÚDICO E O SENSÍVEL NO PROCESSO FORMATIVO DOCENTE. Débora Cristiane Carvalho de souza; Leandro Costa Vieira – UFMS/CPAN. C_22_
C_23-  FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: O PROINFANTIL NO MUNICÍPIO DE CORUMBÁ-MS. Valéria Aparecida Benites de Oliveira Cabral; Anamaria Santana da Silva. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL. C_23_
C_24- A CIRANDA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NAS FALAS DAS CRIANÇAS RIBEIRINHAS. Mirian Bastos de Oliveira da Cruz; Anamaria Santana da Silva. PPGE-CPAN-UFMS. C_24_
C_25- A LEITURA NO FINAL DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES. Ana Cristina Auzier de Sousa; Márcia Regina do Nascimento Sambugari. UFMS/CPAN. C_25_
C_26- A EXPERIÊNCIA DE PAUL KLEE: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO. Selma Gonçalves Pare; Erika Natacha Fernandes de Andrade. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL – UFMS/CPAN. C_26_
C_27- PESQUISA FORMAÇÃO NA CRECHE: PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA NOS BERÇÁRIOS. Maria Rosana do Rêgo e Silva; Ana Rosa Costa Picanço Moreira; Miriam Nogueira Duque Villar. UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA/UFJF. C_27_
C_28- O BRINCAR NO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA VISÃO DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS. Juliana Gomes dos Santos; Márcia Regina do Nascimento Sambugari. UFMS/CPAN. C_28_
C_29- A LITERATURA INFANTIL E SUAS FUNÇÕES:  OS PEQUENOS LEITORES FRONTEIRIÇOS EM CORUMBÁ-MS. Tarissa Marques Rodrigues dos Santos; Lucilene Machado Garcia Arf – UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL. C_29_
C_30- O PROTAGONISMO INFANTIL NAS RODAS DE CONVERSA NA CRECHE. Miriam Nogueira Duque Villar; Ana Rosa Costa Picanço Moreira; Maria Rosana do Rêgo e Silva. UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA – PPGE/UFJF. C_30_
C_31- ESCOLA CONFESSIONAL IMACULADA CONCEIÇÃO DE CORUMBÁ/MS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES DE PESQUISA (1904-1914). Elaine Aparecida Cancian. UFMS/UFGD. C_31_
C_32- DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PRIMEIRO PASSO PARA A CIDADANIA. Flávia Miguel Ribeiro; Márcia Regina do Nascimento Sambugari. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL – PPGE–CPAN/UFMS. C_32_
C_33- A EDUCAÇÃO JESUÍTICA E O MÉTODO DE ENSINO RATIO STUDIORUM. Dalete de Souza Salles Borges; Márcia Regina do Nascimento Sambugari. UFMS/CPAN. C_33_
C_34- AS FEMINILIDADES NO LIVRO “AS AVENTURAS DA PRINCESA PANTANEIRA” EM PROJETOS E AÇÕES EM INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS DE CORUMBÁ/MS. Francisca Alves da Silva Stefanelli; Constantina Xavier Filha. PPGE–CPAN/UFMS. C_34_
C_35- ENSAIO TEÓRICO SOBRE A AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA NOVE ANOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL APÓS A IMPLANTAÇÃO DA LEI N° 11.274/06. Melina Melgar; Micheline Medeiros dos Santos Sant’Anna. UFMS-CPAN. C_35_
C_36- AS EXPERIÊNCIAS NAS CRECHES: A VÍDEOGRAVAÇÃO COMO FORMA DE REGISTRO E DE DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA. Bianca Recker Lauro; Eliza Kelly Grosman Amorim. UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA. C_36_
C_37- CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL E DOS GÊNEROS TEXTUAIS PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES. Brenda Janaina de Almeida Evangelista; Márcia Regina do Nascimento Sambugari. UFMS/CPAN. C_37_
C_39-  A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA MÃE SOLTEIRA NO FILME ‘CREPÚSCULO’. Marcela Tavares de Freitas Lima – UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL/ CÂMPUS DO PANTANAL. C_39_
C_40- OS FRUTOS DE UM BAOBÁ: (RE) EDUCANDO PARA A DIVERSIDADE ÉTICO-RACIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Miriam Nogueira Duque Villar; Maria Rosana do Rêgo e Silva; Patrícia Assis Vaz De Mello. UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA-UFJF. C_40_
C_41- O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA VISÃO DE PROFESSORAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM CORUMBÁ, MS. Márcia Cristina Gonçalves de Souza Silva – UFMS/CPAN; Edith Fany Joobins – PREFEITURA MUNICIPAL DE CORUMBÁ. C_41_
C_42- OS SENTIDOS DOS AMBIENTES EXTERNOS DA CRECHE. Eliza Kelly Grosman Amorim; Ana Rosa Costa Picanço Moreira. UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA – PPGE. C_42_
C_43- SENTIDOS DAS PRÁTICAS DECUIDAR-EDUCAR NA CRECHE. Letícia de Souza Duque; Ana Rosa Costa Picanço Moreira; Eliza Kelly Grosman Amorim. UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA – PPGE. C_43_
C_44- A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE ARTES NAS SÉRIES INICIAIS. Ana Luiza dos Santos Leguizamon da Silva; Marilene Escobar; Micheline Medeiros dos Santos Sant’Anna. UFMS – CPAN. C_44_
C_45- UMA ABORDAGEM SOBRE O TEATRO NA EDUCAÇÃO: CAMINHOS DESDE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR AO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. Ruth Ajala Guerra; Leandro Costa Vieira – UFMS/CPAN. C_45_
C_46- A EDUCAÇÃO INFANTIL E AS AÇÕES LÚDICAS: O TRABALHO PEDAGÓGICO E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. Luciene Caroline Gomes de Amorim; Leandro Costa Vieira – UFMS/CPAN. C_46_
C_47- A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E OS PERCALÇOS DE FORMAÇÃO ENQUANTO PROFESSOR. Nilva Alves de MOURA; Leandro Costa Vieira – UFMS/CPAN. C_47_
C_48- ESCRAVIDÃO NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A PEDAGOGIA DO MEDO DE MAESTRI (2005) E A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO DE FREIRE (1987). Micheline Medeiros dos Santos Sant’Anna; Beatriz Rosália Xavier Flandoli. PPGE-UFMS-CPAN. C_48_
C_49- SOBRE DOCÊNCIA NA CRECHE: SENTIDO PESSOAL ATRIBUÍDO POR PROFESSORAS. Estefânia Manholer; Sílvia Adriana Rodrigues. PPGE-CPAN/UFMS. C_49_
C_50- MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DA MUSICALIDADE PARA DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. Nayara Soares Rosa; Leandro Costa Vieira – UFMS/CPAN. C_50_
C_52- A BUSCA DA QUALIDADE DE ENSINO E AS AVALIAÇÕES DE LARGA ESCALA NAS ESCOLAS PÚBLICAS. Jeane Cristina da Silva Oliveira de Souza – REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE LADÁRIO-MS; Edelir Salomão Garcia – UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL. C_52_

PÔSTERES

P_01- TRECHOS E TEXTOS: MÚSICA POPULAR NA AMPLIAÇÃO DO REPERTÓRIO CULTURAL. André Luís Ramalho Junior. P_01_
P_03- UM ESTUDO DE REVISÃO SOBRE A PRODUÇÃO ACERCA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO PPGE-CPAN (2011-2019). Ana Laura da Silva Daniel; Sílvia Adriana Rodrigues. UFMS – CAMPUS DE TRÊS LAGOAS. P_03_
P_04- PRÁTICA ESPORTIVA E INCLUSÃO SOCIAL: UMA ANÁLISE DO MOINHO CULTURAL SUL-AMERICANO. Andressa Florentino dos Santos; Carina Acosta do Nascimento; Everton de Albuquerque Cavalcanti. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL. P_04_
P_06- O USO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: ALGUMAS APROXIMAÇÕES. Michele Freitas da Silva; Márcia Regina do Nascimento Sambugari – UFMS/CPAN. P_06_
P_07- PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO (PMALFA): LIMITES E DESAFIOS. Eliane Damasceno da Silva; Márcia Regina do Nascimento Sambugari – UFMS/CPAN. P_07_
P_08- SINAL VERDE: O RÁDIO A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CULTURAL. Raphael Vilalva de Queiroz; Anny Aparecida das Neves Silva; Dirce Sizuko Soken. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL. P_08_
P_09- PRÁTICAS ALFABETIZADORAS DE PROFESSORES DE ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE CORUMBÁ, MS. Suellen Carvalho de Góes Preza; Márcia Regina do Nascimento Sambugari. UFMS/CPAN. P_09_
P_10- O ENSINO DE ARTES E A VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE CORUMBÁ/MS. Michele Freitas da Silva; Micheline Medeiros dos Santos Sant’Anna. UFMS-CPAN. P_10_
P_11- MÍDIAS E TECNOLOGIAS NA ALFABETIZAÇÃO: UM ESTUDO A PARTIR DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA. Leonardo Caamaño Natividade Silva; Márcia Regina do Nascimento Sambugari. UFMS/CPAN. P_11_
P_12- SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA: A VISÃO DOS ADOLESCENTES SOBRE GRAVIDEZ, O USO DE CONTRACEPTIVOS E INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (ISTs). Natália Saraiva Gonçalves dos Santos; Marcos Sérgio Tiaen. FACULDADE SALESIANA DE SANTA TERESA. P_12_
P_13-  EXPERIÊNCIA DO APOIO EDUCACIONAL PARA INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR. Franciele Ariene Lopes Santana; Mayra da Paz Wegrzyn; Sinara de Oliveira de Arruda – UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL. P_13_
P_14- O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UM RELATO SOBRE ETAPA DE OBSERVAÇÃO EM AULAS DE CIÊNCIAS. Caroline Costa dos Reis; Amanda de Mattos Pereira Mano. UFMS – Ciências Biológicas/CPAN. P_14_
P_15- DIFICULDADES NA AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Elizania Bruno Prado da Silva; Márcia Regina do Nascimento Sambugari – UFMS/CPAN. P_15_
P_16- AS PRODUÇÕES BIBLIOGRÁFICAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO MATO GROSSO DO SUL NO SÉCULO XX. Monyque Alessandra Padilha Ibañez; Jorge Luís Mazzeo Mariano.UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL, CAMPUS DO PANTANAL. P_16_
 P_17- A LEI FEDERAL Nº. 12.711/2012 E SEUS IMPACTOS NA INSERÇÃO DE MULHERES AFRODESCENDENTES NOS CURSOS DE LICENCIATURAS SUL-MATO-GROSSENSES. Ahmad Schabib Hany; Jorge Luís Mazzeo Mariano. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) – CAMPUS DO PANTANAL (CPAN). P_17_
P_18- SAÚDE MENTAL E DOCÊNCIA: ANÁLISE DO ADOECIMENTO EM PROFESSORES NO MUNICÍPIO DE FRONTEIRA – CORUMBÁ MS. Silvia Segóvia Araujo Freire; Sonia da Cunha Urt. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL – CAMPO GRANDEP_18_
P_19- A VOZ DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DEBATENDO AS RELAÇÕES ENTRE ALUNOS E PROFESSORES. Ana Carolina Queiroz; Hellen Jaqueline Marques. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL. P_19_
P_20- A IMPORTÂNCIA DA FOTOGRAFIA NAS SÉRIES INICIAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Flávia Assad Moreno; Katiucy da Silva Pana; Luana Neiva Mendes. UFMS-CPAN. P_20_
P_21- PERCEPÇÕES DE ALUNOS/ATLETAS SOBRE A INFLUÊNCIA DO ESPORTE NO RENDIMENTO ESCOLAR. Lucas Fernandes Rivas; Deyvid Tenner de Souza Rizzo; Rogério Zaim Melo. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL – CAMPUS DO PANTANAL. P_21_
P_23- VAMOS APRENDER BRINCANDO, OU MELHOR JOGANDO. Manoel Garcia de Oliveira – UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL; João Guilherme Gavino Dantas – REDE PARTICULAR DE ENSINO DO MATO GROSSO DO SUL; Fernando Fernandes – REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DO MATO GROSSO DO SUL – SEDMS. P_23_
P_26- PEQUENOS ESCRITORES. Liliana Eliza Mello Costa; Silvia Juhas. INSTITUTO ACAIA. P_26_
P_27- ESTRATÉGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA: NEOLIBERALISMO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS. Gilberto Alves Silva; Mariana Biagi Batista. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL, CÂMPUS DO PANTANAL. P_27_
P_28- O FUTSAL FEMININO NA PERSPECTIVA DE ALUNAS DO ENSINO MÉDIO. Nádia Cabanhas do Nascimento; Deyvid Tenner de Souza Rizzo; Rogério Zaim de Melo.  UFMS-CAMPUS DO PANTANAL. P_28_
P_29- A INICIACÃO ESPORTIVA EM FOCO: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO NUMA PROPOSTA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Claudson Campos; Everton da Silva Alves; Deyvid Tenner de Souza Rizzo. UFMS CPAN CAMPUS PANTANAL- CPAN. P_29_
P_30- HQ’S: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE LEITORES E PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Bianca da Silva Cavalcanti; Micheline Medeiros dos Santos Sant’Anna – UFMS-CPAN. P_30_
P_31JOGOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CORUMBÁ-MS: UMA ANALISE DAS MUDANÇAS ESTRUTURAIS. João Pedro de Andrade; Luis Fellipe Arruda Rodrigues Paiva; Everton Albuquerque Cavalcanti – UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL. P_31_
P_32- FORMAÇÃO CONTINUADA E EM SERVIÇO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CORUMBÁ/MS – PROJETO: INTERAÇÕES, BRINCADEIRAS E ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS INFANTIS. Mirian Bastos de Oliveira da Cruz; Nair Terezinha Gonzaga Rosa de Oliveira; Sandra Laura de Campo Santiago Garcia – SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – CORUMBÁ-MS. P_32_
P_33CONTRIBUIÇÕES DAS PRODUÇÕES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. Luana Neiva Mendes; Sílvia Adriana Rodrigues. UFMS-CPAN. P_33_
P_34- REFLEXÕES ACERCA DE AÇÕES EDUCACIONAIS PARA QUE O FLUXO INFORMACIONAL DO CÂMPUS DO PANTANAL SE CONSTITUA COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO HUMANA NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO. Marcela Tavares de Freitas Lima; Arianne Andreza Lustosa de Oliveira; Áurea Rosa Silva Pereira. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL/CÂMPUS DO PANTANAL. P_34_
P_35- DST’S: A PREVENÇÃO É O MELHOR TRATAMENTO. Tiany de Duran Nascimento; Mylenna Isa de Oliveira Salles; Cindy Janne Santos Jaime de Mendonça. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL. P_35_
P_36- FUTEBOL E SOCIEDADE: UMA ANÁLISE DO PROJETO SOCIAL “BOM DE NOTA, BOM DE BOLA” NA CIDADE DE CORUMBÁ-MS. Larissa Lorraine Pereira dos Santos; Sulivam Hurtado de Oliveira; Everton de Albuquerque Cavalcanti. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL. P_36_
P_37- E O PALHAÇO O QUE É?… FAZEDOR DE RISOS EM UMA ESCOLA DAS ÁGUAS. Patrick Aparecido Ferreira de Souza; Deyvid Tenner de Souza Rizzo; Rogério Zaim-de-Melo. UFMS/CPAN. P_37_
P_38- CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: A SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA EM PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Isabel Cristina Barros de Arruda; Micheline Medeiros dos Santos Sant’Anna. UFMS-CPAN. P_38_
P_39- O LUGAR DA MULHER NA CIÊNCIA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. Nereide Aparecida Pagani Galvão – UFMS. P_39_
P_40- ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E O DIREITO À EDUCAÇÃO: ESTUDO COM ADOLESCENTES ACOLHIDOS EM CORUMBÁ-MS ACERCA DE SUAS PERSPECTIVAS SOBRE O PAPEL DA ESCOLA. Mayara da Silva Porfírio – UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL. P_40_
P_41- OS(AS) PROFESSORES(AS) E SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTOS EMPOBRECIDOS: ALGUMAS REFLEXÕES. Cristiane Damiana dos Santos de Andrade; Ana Carolina Pontes Costa. UFMS/CPAN. P_41_
P_42- A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA NA PERCEPÇÃO DAS FAMÍLIAS DE ALUNOS COM SUCESSO E FRACASSO ESCOLAR NA CIDADE DE CORUMBÁ-MS. Katiucy da Silva Pana; Ana Carolina Pontes Costa. UFMS/CPAN. P_42_
P_43- A POBREZA E SEUS REFLEXOS NA VIDA ESCOLAR DO CAMPO. Elissandra Cristina Ramalho; Ana Carolina Pontes Costa. UFMS/CPAN. P_43_
P_44- OS EFEITOS DA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA. Francyelle Sestari Franco; Samara A. Cassiano da Silva; Ana Carolina Pontes Costa. UFMS/CPAN. P_44_