ANAIS – CONGRESSO 2017
Volume 1
Ano 2017
Novembro
ISSN – 2596-2531
O Congresso de Educação do CPAN (Câmpus do Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), no ano de 2017 com a temática – “La vai uma chalana…” 50 anos de travessias da pedagogia no Pantanal Sul-mato-grossense” -, se configurou como evento acadêmico que alude em sua temática o cinquentenário do curso de Pedagogia do Campus do Pantanal no ano de 2017 e a sua interlocução direta na criação do Programa de Pós-Graduação em Educação do CPAN, sendo viável um evento paralelo de Semana Integrada entre Graduação e Pós-Graduação. A proposta de se comemorar os cinquenta anos do curso com um evento acadêmico, foi de excepcional receptividade da comunidade acadêmica, dos cursos de licenciaturas e de alguns bacharelados do Campus do Pantanal, bem como a participação em mesas e conferência de professores de outros Campus da UFMS bem como outra(s) universidade(s) da região centro-oeste brasileira.
Caracterizado como um evento que recebeu trabalhos em forma de resumos que convergiam com a discussão – Formação de professores -, pode-se ter a oportunidade de difusão de saberes e experiências através de diálogos em rodas de formação, momento em que os trabalhos foram apresentados pelos seus autores, indo ao encontro de uma forma de submissões que não por eixos temáticos, porém o comitê científico encarregou-se de subdividir os trabalhos por aproximações nas rodas de formação, sendo uma maneira dialógica referente ao que fora proposto. Nesse sentido foram apresentados trabalhos com temáticas relacionadas a: Educação infantil, formação inicial, formação continuada, educação especial, Educação de Jovens e Adultos.
A história é constituída por coletivos, indivíduos, nomes que tomam frentes e representações. A história do curso de pedagogia não é diferente destas condições, visto o espaço/tempo que consolida processos de formação e qualificação profissional para a região do pantanal, para o centro-oeste brasileiro, bem como o território nacional e internacional. Formar, constituir, construir, potencializar outros saberes, outras epistemologias que constroem novas formas de ver a formação do professor e a universidade como um dos lugares essenciais para este processo de formação/constituição.
O II Congresso de Educação do CPAN, aconteceu durante três dias de evento, tendo o prazer de receber a professora Doutora Márcia dos Santos Ferreira, UFMT para proferir a palestra de abertura deste evento. Quão valiosa a contribuição da docente nos diálogos que convergem desde a história da educação superior desde o Mato Grosso unificado; os Institutos superiores de Educação, e neste caso o atual CPAN como elementar neste processo de construção da universidade, das faculdades e dos cursos de graduação. A homenagem a história do curso de Pedagogia, possibilitou ainda uma mesa de diálogos e formação com quatro docentes que representam um recorte da história do curso de Pedagogia.
Na noite do dia 23 de novembro, fomos agraciados com a honrosa participação das docentes: Anamaria da Silva Santana (aposentada UFMS/Cpan); Edelir Salomão Garcia (UFMS/Cpan); Maria Auxiliadora de Figueiredo Negreiros Nery (aposentada UFMS/Cpan) e Márcia Regina do Nascimento Sambugari (UFMS/Cpan). As professoras Anamaria Santana e Maria Auxiliadora Nery colaboraram com o curso de Pedagogia por mais de vinte anos em suas carreiras docentes, em que investigações e trabalhos voltados a formação de professores nos campos da Educação infantil, da arte/educação, literatura e ludicidade, bem como elementares fundamentos da educação construtos necessários e fundamentais na formação de professores foram alguns dos aspectos que buscou-se destacar nos méritos do trabalho exercido pelas docentes em suas respectivas áreas de atuação no curso de Pedagogia do Cpan, bem como, da professora Anamaria Santana como uma das precursoras do Programa de Pós-Graduação em Educação do CPAN.
Tivemos, ainda, a oportunidade do partilhar das histórias e trajetórias que ainda são percorridas no Câmpus do Pantanal e no Curso de Pedagogia pelas professoras Márcia Sambugari e Edelir Salomão, ambas responsáveis por uma identidade do curso e pelas caminhadas que continuam a ter pelas salas de aulas e espaços do CPAN.
No último dia do evento, pela característica das rodas de formação e das experiências que se revelam a partir de relatos e de pesquisas desenvolvidas, foi oportuno a apreciação de uma belíssima roda de tereré, em que ex-acadêmicos do Curso de Pedagogia, agora mestrandos e/ou mestres pelo PPGE/CPan, puderam agraciar-nos com seus relatos e diálogos com o público de estudantes, professores e comunidade em geral, enfatizando-se assim, a roda de formação como elementar no processo de ser/fazer/refazer pedagógico e profissional do professor.
No encerramento do evento, tivemos como convidadas e convidado as professoras: Isaura Zanardini (UNIOESTE), Jacira Assis (UFMS/FAED) e Fabiano dos Santos (UFMS/CPAN) em que na ocasião puderam destacar a importância de uma graduação fortalecida e na consolidação de projetos e pesquisas na pós-graduação com o que se faz necessário e essencial para o fortalecimento da universidade pública brasileira.
As considerações trazidas pelas professoras foram de fundamental importância no sentido de que a integração é de extrema importância e reconhecimento da comunidade acadêmica no processo de construção de saberes e fazeres da docência. Encerrando-se assim o 2º Congresso de Educação do CPAN e Semana Integrada Graduação e Pós-Graduação no ano de 2017 com a temática alusiva ao cinquentenário do curso de Pedagogia do CPAN.
LISTA DE TRABALHOS APRESENTADOS E PUBLICADOS
1 – A ARTE COMO INSTRUMENTO DE EMANCIPAÇÃO SOCIAL: O HIP-HOP E A INSERÇÃO DE ARTISTAS DE RUA NA CIDADE DE CORUMBÁ-MS. Jefferson Tlaes; Cláudia Araújo de Lima. 01
2- A CONCEPÇÃO DE BEBÊ SOB OS OLHARES DAS PROFISSIONAIS ATUANTES NAS CRECHES DO MUNICÍPIO DE CORUMBÁ-MS. Jorsilayne Malheiros Magalhães. 02
3- A MÚSICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: UM OLHAR A PARTIR DA PRODUÇÃO BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES.Rayanne Mara de Arruda de Andrade; Márcia Regina do Nascimento Sambugari. 03
6- ARTE-EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE URBANO. Daniel Barbosa Moura; Gilson de Oliveira Melgar; Jaciara Karina Fernandes; Jefferson Tlaes. 06
7- MOVIMENTO “ESCOLA SEM PARTIDO”: REFLEXÕES INICIAIS. Camilo Henrique Silva. 07
9- CRENÇAS DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A CRIANÇA. Daniela de Fátima Teixeira Schmidt; Cláudia Araújo de Lima. 09
10- É DIA DE BRINCAR! VAMOS BRINCAR?!: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA LÚDICA. Edmara Aparecida da Silva Ayala; Ingrid Loraini Alencar da Silva; Isabella Amorim de Oliveira; Jessica Ruiz Carvalho; Jorsilayne Malheiros Magalhães; Joyce Kelly Eleutério Benites; Karina de Andrade Santos Caetano; Keilla Sinome dos Santos; Liliana Eliza Mello Costa; Renata Silva da Cruz; Vanessa de Almeida. 10
11- O CUIDAR E EDUCAR EM CRECHES DO MUNICÍPIO DE CORUMBÁ/MS. Jessica Ruiz Carvalho; Renata Silva da Cruz.11
12- POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: IMPLICAÇÕES PARA A QUALIDADE DO ENSINO BÁSICO EM PORTUGAL. Marco Antonio Oliva Monje. 12
13- PRÁTICA PEDAGÓGICA NA/DA CRECHE: PERSPECTIVAS DAS PROFISSIONAIS DO MUNICÍPIO DE CORUMBÁ/MS. Ingrid Loraini da Alencar da Silva; Vanessa de Almeida. 13
14- QUEM SERÁ O HERÓI E O VILÃO DA HISTÓRIA? AS REPRESENTAÇÕES JUVENIS NO CINEMA NORTE-AMERICANO E AS RELAÇÕES DE PODER PRESENTES NA CONSTRUÇÃO DOS PERSONAGENS. Marcela Tavares de Freitas Lima. 14
15- GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE INFÂNCIAS E EDUCAÇÃO INFANTIL: (RE)DESCOBRINDO A INFÂNCIA E OS CAMINHOS DO SER CRIANÇA. Edmara Aparecida da Silva Ayala; Ingrid Loraini Alencar da Silva; Jéssica Ruiz Carvalho; Jorsilayne Malheiros Magalhães; Joyce Kelly Eleutério Benites; Karina de Andrade Santos Caetano; Keilla Simone dos Santos; Liliana Eliza Mello Costa; Renata Silva da Cruz; Vanessa de Almeida. 15
17- FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Edmara Aparecida da Silva Ayala. 17
18- CENTRO DE REFERÊNCIA DE ESTUDOS DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA – CREIA. Andressa Santos Rebelo; Carmem Adélia Saad Costa; Edelir Salomão Garcia; Jolise Saad Leite; Mônica de Carvalho Magalhães Kassar. 18
19- ALFABETIZAÇÃO E LUDICIDADE: DOIS CAMINHOS UNIDOS NA CONSTRUÇÃO DOS SABERES INFANTIS NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO. Joyce Kelly Eleuterio Benites; Jaciara Karina Fernandes; Leandro Costa Vieira. 19
20- PERCEPÇÃO DO ADOLESCENTE SOBRE O AMBIENTE ESCOLAR E PARTICIPAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA – Bruno Henrique de Oliveira; Larissa Ellen dos Santos Oliveira; Johnny Cortez Juliao; Hudson Vitor da Silva; Edineia Aparecida Gomes Ribeiro. 20
21- EDUCAÇÃO ESPECIAL COMO POLÍTICA PÚBLICA NO BRASIL: O CENESP E A COOPERAÇÃO INTERNACIONAL. Ana Paula Escossia Barbosa de Souza Pereira; Andressa Santos Rebelo. 21
22– INDICADORES DE MATRÍCULAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM MATO GROSSO DO SUL ENTRE 2007 E 2016. Mireli Campos Moreno; Andressa Santos Rebelo.22
23- ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA? UM ESTUDO SOBRE A APROPRIAÇÃO DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Ana Cristina Auzier de Sousa; Márcia Regina do Nascimento Sambugari. 23
24- O BRINCAR NO TRABALHO PEDAGÓGICO DE ALFABETIZAÇÃO A PARTIR DA PRODUÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES. Rosemary Maciel Tinôco; Verusca Regina Cabrera Rojas; Márcia Regina do Nascimento Sambugari. 24
25- INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNO COM DEFICIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO. Wania Regina Aranda da Silva; Andressa Santos Rebelo. 25
26- ERA UMA VEZ UMA ESCOLA… LER E CONTAR HISTÓRIA, PRAZER OU OBRIGAÇÃO? Débora Rebeca da Silva Santos. 26
27- A APRENDIZAGEM COMO FOCO CENTRAL NOS DOCUMENTOS NORTEADORES DA EDUCAÇÃO MUNDIAL: PRIMEIRAS CONCEPÇÕES PARA ALÉM DO DISCURSO – Rennan Andrade dos Santos; Fabiano Antônio dos Santos. 27
28- UM ESTUDO ACERCA DAS DINÂMICAS DOS SABERES PRODUZIDOS NO COTIDIANO ESCOLAR: PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO, REINVENTANDO-SE COM O SABER DA ARTE DO BRINCAR. Keilla Simone dos Santos; Liliana Eliza Mello Costa; Leandro Costa Vieira. 28
29- EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CAMPO: UMA ANÁLISE DOS INDICADORES EDUCACIONAIS EM CORUMBÁ MS. Rosa Alessandra Rodrigues Corrêa. 29
30- ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: A CRIATIVIDADE COMO UM DE SEUS DETERMINANTES. Mariana Patricia Soares de Oliveira; Bárbara Amaral Martins. 30
31- PERCEPÇÃO DO ESFORÇO FÍSICO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESTADO NUTRICIONAL EM ESCOLARES DA CIDADE DE LADÁRIO-MS. Joseney Ribeiro Rondon; João Paulo de Barros Amorim; Jéssica Larussa de Amorim Sena; Herson Leigue Vitor da Silva; Edineia Aparecida Gomes Ribeiro. 31
32- PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA EM ESTUDANTES DE UMA ESCOLA DO PERÍODO INTEGRAL DA CIDADE DE CORUMBÁ-MS. Edson Júnior Jacinto de Campos; Bruna Cristina Braga Duarte; Rogério Zaim de Melo; Edineia Aparecida Gomes Ribeiro. 32
33- O PROJETO CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE. Karina Jozélina Oliveira Rondon; Elizabeth Arguelho Pessoa; Márcia Gabriela Massavi Pereira; Edelir Salomão Garcia. 33
34- A LITERATURA INFANTIL LÚDICA EM CONTEXTOS DE ALFABETIZAÇÃO: UTOPIA OU REALIDADE? Karina Jozélina Oliveira Rondon; Márcia Regina do Nascimento Sambugari. 34
35- MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE CORUMBÁ-MS NA VISÃO DE PROFESSORAS: ALGUNS APONTAMENTOS. Áquila Rosângela Freire Ribeiro. 35
36- O PROJETO DE EXTENSÃO EDUCAÇÃO SOCIAL E BRINCADEIRAS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES (PROESCA) E AS CONSEQUÊNCIAS DE SUA AÇÃO EM UM ESCOLA RIBEIRINHA DE CORUMBÁ- MS. Josiane dos Santos Arruda; Cléia Renata Teixeira de Souza. 36
37- PROJETO DE EXTENSÃO INSTRUMENTALIZAÇÃO DE CONFECÇÃO DE BLOG COM CRIANÇAS NA PRIMEIRA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL. Ivan Roger dos Santos Leite; Cristina Ramos de Souza Heleodoro. 37
38- DISCRIMINAÇÃO EM RAZÃO DA IDENTIDADE DE GÊNERO E DA ORIENTAÇÃO SEXUAL: CAUSAS DA EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO. Jessica Pereira Casali; Josiane Peres Gonçalves. 38
39- FORMAÇÃO LITERÁRIA NA BNCC: A ARTE COMO REFLEXO IMANENTE DA PRÁTICA SOCIAL. Nathalia Fontes; Fabiano Antonio dos Santos. 39
40- SENTIDO PESSOAL DA ATIVIDADE DE ENSINO NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS DE ZERO A TRÊS ANOS. Estefania Manholer. 40
41- DISCUTINDO A PLURALIDADE CULTURAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA ATRAVÉS DE PROJETO DE ENSINO. Elisangela de S. Cunha; Laura do C. R. D. Mello; Aline de Lima Rodrigues. 41
42- EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE CORUMBÁ: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Jackeline Cristina Nogueira Guerrero; Aline de Lima Rodrigues. 42
44- EDUCAÇÃO EM SAÚDE: A INFLUÊNCIA DA UBS EM UM AMBIENTE ESCOLAR. Gilson de Oliveira Melgar; Josilaine de Oliveira Martin; Ana Carolina Pontes Costa. 44
45- O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM NO AMBIENTE HOSPITALAR DE CRIANÇAS PORTADORAS DE CÂNCER. Renata Pontes Geraldo; Cláudia Araújo de Lima. 45
46- PRÁTICAS SOCIAIS EDUCATIVAS: O DIREITO À EDUCAÇÃO PARA OS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI. Micheline Medeiros dos Santos Sant’anna; Beatriz Rosália Xavier Flandoli. 46
47- PROJETO DE EXTENSÃO: EDUCAÇÃO PARA A LIBERDADE. Beatriz Rosália Gomes Xavier Flandoli; Silvia Segovia Araujo Freire; Micheline Medeiros dos Santos Sant’anna. 47
48- A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Diana Lopo; Evelayne Medeiros; Renata Silva da Cruz. 48
49- A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AVALIAÇÃO EXTERNA: O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS COMO PARÂMETRO PARA O CURRÍCULO ESCOLAR. Fabíola da Silva Ferreira; Fabiano Antonio dos Santos. 49
50- A LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RECURSO PEDAGÓGICO OU FORMAÇÃO DE LEITORES? Márcia Gabriela Massavi Pereira; Márcia Regina do Nascimento Sambugari. 50
51- EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE: A PSICOLOGIA E A EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA NA MOBILIZAÇÃO DE UM GRUPO DE CUIDADORES DE IDOSOS. Kleverson Bruno Gonzalez de Amorim; Lizineth Valdez Pinto; Paulo César Rodrigues dos Reis Filho; Rayni Paes Niemies. 51
52- DIREITO À EDUCAÇÃO: QUANDO A HISTÓRIA MOSTRA SEU AVESSO. Natiély Ramyla de Almeida Ferreira Nobre; Edelir Salomão Garcia. 52
53- O TRABALHO INFANTIL, CASAMENTOS PREMATUROS E HIV/AIDS: O DESAFIO DO CONSELHO DE ESCOLA EM MOÇAMBIQUE. Victor Bassiano. 53
54- O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR. Reinaldo Gonçalves Trindade. 54
55- GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES INICIAIS SOBRE OS SENTIDOS DA PARTICIPAÇÃO. Elizandra Flores Franco; Yasmin Natany Raldes Ramos; Thais Laiane Ramos Balejo; Alexandre Cougo de Cougo; Aylla Luisa Duran da Silva; Karen Carolynne de Oliveira Ferreira. 55
57- OS SENTIDOS DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA PARA PROFESSORES DE UMA ESCOLA DA EJA DO CAMPO. Elizandra Flores Franco; Alexandre Cougo de Cougo. 57
58- A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE. Fabiana Vilhalba; Ana Cristina Auzier. 58
60- EDUCAÇÃO NÃO FORMAL, PARTICIPAÇÃO POPULAR E POLITICAS PÚBLICAS: PESSOAS COM DOENÇA FALCIFORME EM CORUMBÁ-MS. Claudia Natacha Bassi Dagel. 60
61- O NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS INTERDISCIPLINARES – NEPI/PANTANAL E O PROJETO OBSERVATÓRIO EÇAÍ: A APLICAÇÃO DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E OUTROS DIREITOS HUMANOS NA FRONTEIRA BRASIL-BOLÍVIA. Cláudia Araújo de Lima; Marcela Maria Marques. 61
62- GEOGRAFIA EM FOCO: UMA NOVA ABORDAGEM INTERATIVA NO ESTUDO DO CLIMA. Bruno Daniel Monteiro da Cruz. 62
63- SOFRIMENTO PSÍQUICO E DESAFIOS DA FUNÇÃO EDUCATIVA REALIZADA POR AGENTES DE SEGURANÇA E MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS NAS UNEIS D MATO GROSSO DO SUL. Maria Rita Ferreira dos Santos; Vanessa Catherina Neumann Figueiredo. 63
64- ENSINO DE HISTÓRIA EM REGIÃO DE FRONTEIRA: UM LUGAR ENTRE O EDUCATIVO E O CULTURAL. Lucilene Machado Garcia Arf; Tânia Bernadete Perucci Pascoal. 64
65- HISTÓRICO DO ENSINO E ARTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL – DA LDB DE 61 A REFORMA IMPOSTA DE 2017. André Freire Mastrorocco. 65
66- TRABALHO E SAÚDE DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS: UM ESTUDO DE CASO. Gabrielle de Moura Pacifico; Cintia Dias Takayama; Quézia Eloise França da Silva; Jamylle Alves da Costa Rosa. 66
67- A HISTÓRIA DA BRUXA-FADA: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ESCOLA MONTE AZUL. Nilva Alves de Moura. 67